Uma dica de RPG PODEROSA
Ilustração por Stephen Nickel

Uma dica de RPG PODEROSA

Queria dividir com vocês uma dica que me ajudou muito quando eu comecei a jogar RPG.

Mestres iniciantes têm muita dificuldade em fazer combates realmente desafiadores e instigantes já que ao topar com uma ameaça os jogadores tendem a simplesmente atacar com tudo que têm torcendo para acertar e causar um bom dano. Eles lutam sem estratégia e muito menos sabem a hora de desistir e tentar fugir. O combate se torna repetitivo, portanto chato, e se a ameaça em questão for um inimigo especialmente poderoso e capaz é fácil que boa parte do grupo – quiçá o grupo inteiro – acabe morto, daí já viu: os jogadores ficam frustrados e o jogo termina sendo desagradável.

Mas não tema meu querido mestre, pois você tem em suas mãos o poder da narrativa, a melhor ferramenta para guiar seus jogadores! E aqui entra a dica que meu primeiro mestre usou comigo e que abriu meus olhos para um mundo novo: jogadores são como crianças. Eles veem, eles copiam!

Use manobras de combate contra seus jogadores! Mostre para eles como é terrível ser desarmado durante um combate! Mostre como usar uma defensiva na hora certa pode te ajudar a virar uma luta! Flanqueie seus jogadores, derrube-os no chão, use todos os truques que puder imaginar! Decore e use todas as manobras de combate disponíveis! Quando a situação ficar feia, fuja!

Eu garanto, em pouco tempo seus jogadores estarão utilizando essas ferramentas e você poderá começar a aumentar os desafios sem temer que seus jogadores simplesmente morram; apenas lembre-se que acidentes acontecem e qualquer combate pode ser o último daqueles personagens. Faz parte do jogo, afinal. Se o combate for marcante e divertido terá sido uma luta bem travada e a frustração pela perda será o de menos. No final das contas é só fazerem novas fichas e começarem uma novíssima aventura, porque aventura é o que não falta!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com