Ilustração por Joshua Brian Smith
Ilustração por Joshua Brian Smith

Melhorando a imersão no RPG: Não anuncie ações, descreva-as!

Imersão é a chave do sucesso de uma boa sessão, e isso nada mais é do que estar no personagem… sentir-se presente na cena, no mundo. E uma das melhores formas de aumentar a imersão é de fato interpretar!

Então descreva o que você faz, não apenas anuncie sua ação e role dados. Ao invés de gritar “eu ataco” e lançar o d20, descreva “Eu seguro a espada com as duas mãos, aperto o cabo com toda minha força, me lanço sobre Troll golpeando ele de cima para baixo!”. Não fica bem mais divertido?

E mais importante do que os ataques, as magias e feitiços devem ser descritas para criar um clima em sua mesa! Eu sei que é um saco ficar conferindo componentes mágicos, se a magia é verbal, gestual ou sei lá…

Isso tem sua importância em determinadas cenas, onde o mago pode esta incapacitado de lançar determinada magia mas no geral dê ênfase a descrição das magias, elas dão um clima pro jogo, ajudam a compor o gênero ( fantasia alta, baixa ou sombria)…

A forma como os personagens lançam suas magias também diz muito sobre eles, sua conexão com seu poder, o que ajuda na construção do personagem, na percepção dos jogadores sobre os inimigos ou aliados e por ai vai…

Quer mais dicas de como aumentar a imersão? Leia esse lindo artigo do nosso camarada Túlio!

E nas mesas de vocês? São daquele que apenas gritam “Eu lanço bola de fogo!” e já sai rolando os d6s? Ou vocês descrevem lindamente como conjuram essa bola de fogo e como seus inimigos viram cinzas aos seus pés?! Deixa um comentário pra gente compartilhando sua vivencia, ou melhor… me conta como você descreveria a conjuração da sua bola de fogo!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com