Como serão as classes no RPG de Cyberpunk 2077?

Neste artigo vou fazer previsões das mudanças nas classes que teremos em Cyberpunk RED (RPG de mesa a ser lançado junto com Cyberpunk 2077), tendo como base as classes que serão disponibilizadas no jogo eletrônico.

Cyberpunk 2077

Caso você não saiba Cyberpunk 2077 é um dos jogos mais aguardados do ano e da nova geração. Não li nenhuma pesquisa sobre isso, mas tenho certeza que se houvesse uma Cyberpunk estaria lá.

Ainda me lembro, o ano era 2013 quando saiu aquele vídeo que fez meu coração disparar…

“O tempo passou e eu sofri calado
Não deu pra tirar ela do pensamento
Eu ia dizer que estava apaixonado”
Gian & Giovani me entendem…

Na época a CD Projekt Red, que lançou o teaser acima, era pequena, mas respeitada por conta de Witcher 2 – Assassins of Kings. Agora ela é uma gigante do mercado por causa de Witcher 3 – The Wild Hunt, o jogo que revolucionou os jogos de RPG de mundo aberto, os jogos de RPG em geral e os jogos como um todo.

Cyberpunk 2077 já foi previsto para Abril deste ano, depois adiado para Setembro e agora Novembro… meu palpite é que o ano de lançamento do jogo está no título dele: 2077.

Brincadeiras à parte, a CD disponibilizou algumas informações sobre as classes de personagens que nós poderemos escolher no jogo, então vamos ao que interessa.

Classes disponíveis no jogo eletrônico

As classes que serão disponibilizadas nessa primeira leva do game (podem disponibilizar mais em DLCs, falaremos disso mais tarde) são apenas três: Solo, Techie e Netrunner.

Cyberpunk 2077
Imagem do site geekculture

“Diferente do 2020 original, onde você está preso a uma dessas classes deixando o jogador limitado, no nosso, queremos que você possa escolher com muita fluidez e liberdade para jogar da maneira que deseja jogar. ” disseram os desenvolvedores em uma declaração recente.

Classes Cyberpunk 2077
Classes de Cyberpunk 2020
Imagem do Pinterest

Eles vão lançar apenas 1/3 das classes. Inicialmente pensei que seria por uma questão de liberdade que eles querem passar no game. Um corporativo ou policial, por exemplo, teria um patrono, o que limitaria as escolhas, mas depois vi que não. O Rockerboy não teria essa limitação, e mesmo assim não se encontra como jogável.

Mas paremos de especular e vamos ao que interessa.

Netrunner

Netrunner Cyberpunk
Imagem do site Gamerant

Esses indivíduos podem se conectar à rede e usar os dados como uma arma. Os Netrunners têm aprimoramentos cibernéticos avançados que lhes permitem conectar-se à mente dos inimigos, infectando-os com vírus virtuais.

Para mim já mostra uma das melhores novidades de Cyberpunk 2077. Todos os jogos dessa temática sofriam com o “hacker é um jogo a parte”, porque todo mundo ficava no mundo real enquanto o hacker tinha que jogar seu jogo solitário dentro da net/matrix.

Os jogos atuais começaram a usar o wireless, em que o hacker tem que se preocupar em fazer tudo que os outros jogadores fazem e passar das barreiras cibernéticas sem precisar de cabos, ou qualquer outra coisa, e se o inimigo estiver ao alcance hackear seu corpo cibernético, seus veículos, armas e aí vai.

Boa novidade, mas nenhuma surpresa até então, já esperávamos por isso.

Solo

Solo Cyberpunk
Imagem do site Xlunargaming

Os Solos são pistoleiros profissionais que têm uma capacidade inata de detectar armadilhas e perigos em seus arredores. Eles também têm uma consciência sensorial aumentada de possíveis ameaças.

Os brutamontes da história. Todo RPG tem uma classe assim. E a habilidade sensorial vem do Cyberpunk 2020, a habilidade única da classe.

Techie

Techie Cyberpunk
Imagem do site Polygon

Os Techies são engenheiros de combate. Eles são especialistas em mexer com aprimoramentos cibernéticos, mas também podem criar armadilhas, sabotar tecnologia e usar suas habilidades únicas de hackers em combate. Dá pra ver que é uma classe intermediária entre as duas citadas anteriormente.

No RPG Cyberpunk 2020 a classe Techie era uma classe primordialmente de criação, aprimoramento e cura, inclusive sua habilidade de classe no 2020 era Jury Rigger, uma habilidade de conserto generalista, agora, entretanto, eles têm habilidades únicas de hacker. Não sei bem como vai funcionar isso, mas aparentemente eles não mudaram nada, apenas acrescentaram. Só espero que o novo não ofusque o antigo.

Classes não Jogáveis do 2077 

A CD Projekt Red confirmou mais três classes no jogo, mas apenas para NPCs, sendo estas os Rockerboys que falaremos mais à frente (Jonnhy Silverhand interpretado por Keanu Reeves é um destes), os Nomads, exilados do mundo corporativo, e por último e mais importante, por ser uma classe além das que serão citadas, a classe Hackers, que são considerados ultrapassados pelos Netrunners, mas acredito que fazem as mesmas coisas, sem sair da frente do computador. 

Cyberpunk RPG de Mesa

Cyberpunk 2020, que é o mais conhecido, é um aprimoramento do Cyberpunk 2013, com história aumentada e regras aprimoradas. Ao menos é isso que li, nunca pus as mãos num Cyberpunk 2013.

Depois disso surgiu o Cyberpunk V3.0. A curvatura de tecnologia do 2013 pro 2020 não foi tão grande, algo bem diferente ocorreu no V3.0, que se passava em 2030. A galera não gostou porque estava tecnológico demais, com transhumanismo no ápice, transferência da mente humana para máquina estilo Ghost In The Shell.

Cyberpunk rpg de mesa
Imagem do site Iberoamérica Social

E percebemos que eles aprenderam com os erros, pois o RED e o 2077 não estão com uma curvatura tecnológica tão grande em relação ao Cyberpunk 2020. Afinal, cyberpunk é um retrofuturismo, uma imagem do que o pessoal da década de 80 achava que seria o futuro, não o futuro de fato, e essa estética de futurismo década de 80 que fugiu ao V3.0 retorna agora no RED.

Até agora foi informado que Cyberpunk RED se passará entre Cyberpunk 2020 e o 2077 e que será um elo de ligação entre esses dois jogos. Outras informações podem ser encontradas no Cyberpunk RED Jumpstart Kit que está disponível desde agosto de 2019. Segue o link para comprar no site oficial e o Link no DrivethruRPG(link afiliado, comprando por ae vocês dão uma ajudinha pra gente). Fiquem ligados, pois o do Drivethru toda hora tem promoção. Comprei o meu por 10 doletas ao invés de 30.

O criador de Cyberpunk 2020, Michael Pondsmith, já está trabalhando no game eletrônico, e me pergunto se a empresa Pondsmith & Pondsmith, responsável por The Witcher RPG, será a principal responsável pelo Cyberpunk RED. Ressalto que no Jumpstart Kit não veio a marca Pondsmith & Pondsmith.

Para saber mais sobre Pondsmith & Pondsmith e o The Witcher RPG, clica aqui!

Classes do Cyberpunk RED

Cyberpunk RED Jumpstart Kit
Imagem do Livro Cyberpunk RED – Jumpstart Kit

Pelo Kit temos uma ideia do que teremos…

Cyberpunk RED Jumpstart Kit Classes
Imagem do Livro Cyberpunk RED – Jumpstart Kit

Eu não vou comentar sobre os Solos, Netrunners e Techies porque já falei deles acima, vamos para as outras, após duas ressalvas:

Ressalva 1: Tudo o que vou falar vem do meu conhecimento do Cyberpunk 2020 e do que eu estou deduzindo do Jumpstart Kit, pois a única página que fala sobre as classes é a 8, cuja imagem você pode ver acima.

Estranho o fato de terem colocado nas classes Medias, Lawmen e Execs um aviso de que só viriam no livro de regra completo. Acho que o motivo dessa bobagem é o fato de haverem personagens já feitos das outras classes, mas falar sobre as classes e seus diferenciais simplesmente não há.

Ressalva 2: Sei que o termo do Cyberpunk RED e 2020 é role (papel ou função) e não classe, mas releve para melhor entendimento daqueles que não são acostumados com esse sistema.

Essa diferença de termos se deve ao fato de que em Cyberpunk 2020 – e pelo que eu vi até agora o RED também – as classes têm “filosofias”. Ideais que guiam sua conduta.

Enfim, bola pra frente

Rockerboys 

Rockerboys Cyberpunk
“Temos uma cidade pra queimar…” 
Imagem da Thumb do GG Music 

Essa classe não mudou muito do 2020 pra cá, sendo a galera que quer a revolução por música, carisma… muitas pessoas comparam com a classe de bardo, acho a comparação válida, mas os Rockers tem revolução em seu sangue, eles veem as grandes corporações destruindo tudo e não conseguem simplesmente deixar pra lá. 

Medias 

Medias Cyberpunk
Arte de Ben Lo

Pelo que entendi eles deixaram de ser aqueles repórteres chatos para serem influencers chatos. Uma mera atualização de um RPG “oitentista” para um atual.

Sua habilidade no Cyberpunk 2020 era credibilidade, que fazia os seus espectadores acreditarem neles. O papel dos Medias é mostrar os fatos e apontar as verdades, o que normalmente os coloca em rota de colisão com as grandes corporações.  

Lawmen 

Lawmen Cyberpunk
Imagem do vídeo Cyberpunk 2077 Teaser Trailer.

A primeira grande mudança está no nome, que sai de Cops para Lawmen. Até então nada demais. Os Cops, no livro, também eram chamados de Lawmen.  

Em Cyberpunk 2020 eram resumidos como os “máximos homens da lei nas cruéis ruas do século 21”. Agora a definição é “máximos homens da lei patrulhando as cruéis ruas e guerreiros das estradas rodoviárias e mais além” .

Sei lá, achei mais ou menos. Não sei se eles irão mudar alguma coisa da classe. Talvez mudar de Policiais para Homens da Lei, traga a ideia de que eles não são necessariamente funcionários governamentais, mas de empresas privadas de segurança também. Se for isso, meio que entra na esfera do Execs. 

Execs 

Execs Cyberpunk
Imagem da Gameplay Demo CYBERPUNK 2077.

Em um breve resumo, os Execs são o braço forte das grandes corporações.

A única mudança que eu vejo é a do nome de Corporativos para Execs, que é a abreviação de Executivos. De qualquer jeito tratam da mesma coisa, apesar da grande queda de poder das Grandes Corporações no Cyberpunk RED. 

Fixer 

Fixer Cyberpunk
Imagem da Gameplay Demo CYBERPUNK 2077.

É a classe que se mistura com as ruas, levando e trazendo informações, achando pessoas, espalhando boatos, colhendo boatos, trocando favores… Acho que já deu pra entender. 

Nomads 

Nomads Cyberpunk
Wallpaper do site oficial de Cyberpunk 2077

Por fim os Nomads, uma classe de especialistas em transportes e guerreiros da estrada. Sua habilidade principal era a família, através da qual poderia interagir com uma rede absurda de Nômades e poderia conseguir muita coisa dessa rede, de uma informação a um pequeno exército.  

E o que muda? 

Como já disse, apesar de fazer algumas descrições das classes e falar de algumas habilidades únicas da classe, tudo não passa de especulação. Pelo meu conhecimento do Cyberpunk 2020 (pois o livro de regras do Cyberpunk RED – Jumpstart Kit não fala quase nada das classes) e deduzindo a partir dos personagens prontos que vêm com o Kit, posso afirmar que possivelmente vai acabar essa história de habilidades únicas de classe. 

Haverá habilidades de classe em Cyberpunk RED

As fichas feitas não mostram nenhuma habilidade de classe, com exceção do Netrunner que tem a habilidade Interface. 

Personagens Pré-prontos do Cyberpunk RED Jumpstart Kit
Personagens Pré-prontos do Cyberpunk RED Jumpstart Kit

Não sei como eles vão deixar as classes diferenciadas sem essas habilidades. Sempre achei que algumas classes só se diferenciavam uma da outra por essas habilidades. Por exemplo, o Fixer e o Solo, ambos mercenários, só que um mais voltado pro combate e o outro voltado para os contatos nas ruas. Agora acho que eles vão deixar a diferença pela própria interpretação e distribuição de pontos dos jogadores e dane-se. 

Limitações nas classes – Herança do 2020

Outra coisa que não curti muito, esperei a mudança ou reformulação de classes, simplesmente maquiaram as mesmas, ou deixaram do jeito que estava. Parte do que eu queria que mudasse era essa amarra das classes com ideologias. Um policial, segue a lei, um Roqueiro ataca as corporações e o status quo. Ou o mestre inventa o jeito dele de juntar a party ou cada jogador vai ter uma aventura solo.  

Cyberpunk 2077
Imagem do Site Gamerview

Também, a existência de algumas classes para mim sempre foram estranha, como os Nômades. Eles não parecem Cyberpunk e suas habilidades podem simular a habilidade de um Fixer. 

Acho que esse é o motivo de eles terem criado apenas 3 classes no Cyberpunk 2077, para dar liberdade ao jogador e depois que eles experimentarem a liberdade, tentarem jogar com alguém mais limitado em uma dlc. Pode ser uma experiência interessante. 

Conclusão

Reiterando, sei que essas considerações não são definitivas, afinal os jogos não foram realmente lançados, estou julgando apenas pelo conteúdo que tenho em mão. Espero estar errado sobre o que eu disse, espero que o jogo seja tão livre quanto um RPG deve ser e que estas problemáticas não nos afetem nesse jogo que eu quero muito jogar. 

E vocês, o que esperam do Cyberpunk 2077? E do Cyberpunk RED? Já jogou algum antecessor? Ou querem saber mais sobre Cyberpunk RED, fala pra gente aí nos comentários.

E se estiverem no hype e querendo inspirações para seu jogo Cyberpunk confere nosso post: Cidades de um futuro sombrio!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com