Enigmas e charadas são jogos onde você tenta decifrar algo que é explicado de forma vaga e ambígua. Basicamente você tem que tentar descobrir o que está explicado, e para tornar tudo divertido, a explicação é feita usando sinônimos e jogos de palavras para confundir.
É difícil medir o nível de dificuldade de um enigma diretamente, pois algo que pode ser fácil para você nem sempre será para os jogadores. Então é sempre bom ter um plano B e até C na manga, minhas principais dicas são:
1 – Separe pelo menos 3 dicas que ajudem o grupo a resolver o enigma. Sempre há aquele jogador para bravejar, “Mas o meu personagem tem inteligência 18, ele é muito mais inteligente do que eu e saberia a resposta para esse enigma”, para se poupar de um drama na mesa dê a oportunidade aos PJs com atributos elevados de inteligência ou conhecimento a chance de rolar um teste para receber uma dica.
A dica também pode vir de quem esteja falando ela para os PJs e a forma mais interessante de todas, distribuir dicas ao longo da cena, pode ser algum item descrito uns 15 min antes enquanto os jogadores passavam por um corredor cheio de quadros, algum objeto ou acessório no encarregado de lançar o enigma.
2 – Não deixe que o enigma seja o único caminho a seguir: sempre deve haver outra maneira, ou alguma maneira de contornar a situação sem resolver o enigma. Digamos que este enigma seja proposto por um bibliotecário muito antigo, e seu discurso diz que para entrar você deve provar seu valor respondendo ao enigma, os jogadores também têm a opção de vencer o bibliotecário e seguir em frente. Outro exemplo seria, uma porta que só se abre quando a resposta para um enigma escrito nela é dita, os jogadores podem usar métodos mágicos para entrar na porta como feitiços para se tornarem invisíveis, invisíveis e assim por diante.
3 – Quando trabalhamos com enigmas, devemos sempre lembrar que nossa mente está sempre nos pregando peças e às vezes mesmo com a resposta bem na sua frente você não a vê. Então não adianta ficar se estressando com seus jogadores ou amigos por eles não conseguirem resolver um enigma, e trate as pessoas da sua mesa sempre com respeito, por mais que você queira chamar alguém de burro, não o faço!
Então chega de enrolação, vamos para as charadas:
“Essa coisa te devora
Pássaros, monstros, arvores e flores
Mastiga o ferro e morde o aço
Reduz em pó as rochas mais resistentes
Mata o rei e destrói as cidades
e destrói as montanhas mais altas”
Resposta:
O Tempo
“É mais poderoso que os deuses, mais maligno que os demônios. É algo que os pobres têm e os ricos precisam. Se você comê-lo, você morre. O que é isto?”
Resposta:
O nada
“Sempre quando chego trago a tristeza
Mas sempre chego na hora certa
As vezes venho depois de uma doença
E outras, depois de um ato de violência”
Resposta:
A morte
“Diga o que sou e eu desapareço. O que sou eu?”
Resposta:
O silencio
“O que é que sempre corre, mas nunca anda? As vezes murmura, mas nunca fala? Possui um leito, mas nunca dorme? Nasce, mas nunca morre?”
Resposta:
Um rio
“De mim, surge vida
Para mim, a vida retorna
Homens brigam pela minha posse
Mas nenhum deles é meu dono
Água me cerca
Mas ao redor dela eu vivo
Quem sou eu, meu amigo?”
Resposta:
Terra
“Assisti ao nascimento de Reis e Rainhas
Meus pés vão mais fundo e minha cabeça mais alto
Do que tudo que o homem cria
Muitos buscam algo no interior do meu coração
Mas, amor, não é algo que encontrarão
Como vocês me chamarão?”
Resposta:
Montanha
“Nunca para frente
Sempre para trás
Para crianças sou muito devagar
Para adultos fui muito rápido”
Reposta:
Infância
“Nos vire ao avesso
E abra nossas vísceras
Você será o mais sábio dos homens
Mas, sem nós, será um idiota.”
Resposta:
Livros
eu amei demais essa página me ajudou mto , mas infelizmente não importa o que eu faça a respostas dos enigmas não aparece de jeito nenhum… se tiver como me enviar as respostas ou resolver o problema eu agradeceria demais
Mil perdões Jennifer, problema resolvido. Se vc clicar e não exibir as resposta tenta dar ctrl+F5 pra limpar o cache que vai resolver. Perdão mesmo.