Jet de Go! – Time Devourer

Senhoras e senhores, decolaremos em breve. Certifiquem-se de que seus cintos de segurança estão devidamente presos e seu controles em mãos. Obrigado!

Clique aqui para ouvir a trilha sonora enquanto lê o artigo!

Jet de Go!
Um paradoxo de gêneros que deu certo

 

Jet de Go! – Let’s go by Airliner é um simulador de voo arcade de 1999. A Taito o lançou para PSX e Gameboy Color.

A Taito foi fundada em 1953 pelo russo judeu Michael Kogan e inicialmente importava caça-níqueis e, claro, vodka, para o Japão. Anos depois seria a criadora de fliperamas de sucesso como Space Invaders Arkanoid. Atualmente pertence à Square Enix.

 

A visão

Simuladores sempre tiveram certa relutância de serem aceitos como jogos, tanto pela diferença no tipo de consumidores quanto na parte teórica sobre o que é um jogo.

flight sim x x
Interfaces como esta só apareceram depois de muita evolução nos simuladores

Simuladores de voo foram um dos precursores na área por garantirem treinamento em um ambiente seguro para os pilotos, tanto militares quanto civis.

 

Mesmo com uma interface gráfica em seus primórdios, a programação da física e da mecânica da aeronave faziam os simuladores funcionais, mesmo que não tão bonitos.

A ideia de pilotar um avião é atraente, mas sua dificuldade espanta a maioria das pessoas. Então a Taito criou um arcade com todo o ar e pompa de um simulador, mas em uma casa de fliperamas todos entendiam que se tratava de um jogo divertido e não tão hardcore.

a série ‘landing’

hqdefault x
Com música, muita conversa de rádio e efeitos sonoros, a cabine imergia o jogador

O primeiro título da Taito seguindo a visão de um simulador arcade foi Midnight Landing em 1987.

No ano seguinte Top Landing aparecia, com o cenário inteiramente ilustrado, música durante o voo e a possibilidade de decolar.

Em 1995 Landing Gear trazia gráficos em 3D e variedade de aeronaves.

lhj x
A cabine de LH é muito completa e complexa

Em 1999 Landing High trazia uma interface mais agradável e dinâmica, além de melhoras em todos os aspectos dos seus antecessores.

A partir do segundo título, a série passou a usar aeroportos reais do Japão.

 

 

A versão caseira

No ano do último jogo da série Landing a Taito lança uma versão para console com a mesma visão. Jet de Go! traz todo o charme da aviação comercial para o jogador da forma mais agradável e divertida.

O jogo foi produzido em parceria com a Japan Airlines, principal compania aérea do país e presente em várias mídias para o público jovem, como o anime Street Fighter 2 Victory. A história da empresa, inicialmente estatal, é desbloqueada aos poucos, assim como aviões de várias épocas e subcompanias, como a Jal Express.

pa x
Apesar de bem jogado no controle, um manche especial foi lançado para o PSX

Os controles são relativamente simples, não exgindo os controles analógicos do PSX. Isto é um ponto positivo, pois a baixa precisão do mesmo diminui o prazer da experiência.

O jogador escolhe um avião e o aeroporto de partida para começar. Então as viagens a partir do lugar escolhido são mostradas.

 

Jogabilidade

A jogabilidade é igual à da série arcade, mas com uma interface nova, várias câmeras e a possibilidade de voar mais partes da viagem e não só decolagem e pouso.

ss x
As ações variam com a natureza da viagem

Um botão (no caso, triângulo) é usado para várias ações pontuais durante a viagem, como guardar o trem de pouso ou pedir que os comissários deem assistência aos passageiros. Essas ações são quick time events e pesam na pontuação final do piloto.

Além do sistema de pontuação herdado dos fliperamas, que examina vários detalhes como trajetória de voo, a carreira em Jet de Go! possui um banco de milhas. Quando mais milhas percorridas, o jogador é promovido, a partir de co-piloto.

Aviões novos, galerias e minigames são desbloqueados conforme o número de milhas. O PocketStation, um memory card – console portátil do PSX, pode ser usado para jogar mais minigames.

A versão de Gameboy Color possui gráficos em 2D muito bem adaptados da versão 3D do PSX, assim como a arte baseada nas fotos e vídeos da versão de CD.

 

Música

Zuntata é o nome da banda in-house da Taito. O integrante responsável por compor a trilha de Jet de Go! é Hiroyuki Mizawa.

download
O disco inclui a versão karaoke do tema de fechamento

Mizawa usou um estilo leve e descontraído de J-jazz para a charmosa introdução e as cutscenes de cada avião. Para menus e outras ocasiões o lounge predomina, acompanhado de elementos tropicais e de eletrônica, sempre leves.
O álbum foi lançado em 2000 contendo 28 faixas, incluindo remixes de alguns temas.

 

Aproveite a viagem

Jet de Go! é um jogo cativante e divertidíssimo, além de único em seu estilo. Rendeu uma versão para PS2 e outra para PSP.

A Taito soube aproveitar seus ‘simuladores’ de veículos. Além de Jet de Go!, Densha de Go! (de trens) e RC de Go! (de modelos de controle remoto) apareceram a partir da era PSX. Todos eles são focados no mercado japonês, mas não precisa entender a língua para jogar.

E aí, deu vontade de tirar o brevê e sair voando? O SAC do R2PG funciona melhor do que o de qualquer empresa aérea, então não se esqueça de comentar e sugerir, estamos aqui para vocês!!!

 

links

ISO para PSX

Emuladores de PSX

versão de Gameboy

Emuladores de GBC

Trilha Sonora

Salvar

Inscrever-se
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Angelo Moreira

Simuladores de aeronaves são os meus favoritos, o que não quer dizer que eu sou bom neles.
E eu pude perceber que o é um russo autentico.

Gabriel Mota

Jogou Red Jets? kkkkkk

RPGSubindo o nível
Dicas para MestresRPG
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!