The X-Files – Time Devourer

Os agentes do FBI Mulder e Scully enfrentaram tudo e todos inúmeras vezes em busca da verdade – e agora estão desaparecidos…

thexfilesgamecover
Um dos últimos jogos da era FMV

The X-Files Game é um jogo de PC e PlayStation lançado em 1998 pela HyperBole Studios e distribuído pela Fox Interactive.

A HyperBole foi uma empresa dedicada à mídia interativa, desde livros a filmes, fundada em 1990. A Fox, produtora da série Arquivo X, pediu que um filme interativo fosse feito, mas a equipe não aceitou até começar a assistir a série por si mesmos.

A série (de TV)

15-underrated-xfiles-episodes
Scully e Mulder no início da série

The X-Files, ou Arquivo X é uma série de ficção cientifica que foi ao ar pela primeira vez em meados de 1993. Ela conta a história do agente do FBI Fox Mulder (Dave Duchovny), um fanático por ufologia desde que sua irmã foi abduzida diante de seus olhos e a agente Dana Scully (Gillian Anderson), uma cética enviada pelo vice-diretor Walter Skinner (Mitch Pileggi) para acompanhar Mulder e ver até onde seu fanatismo é útil para o Bureau.

tumblr_n76r0exg1i1r7nckko2_1280
“O homem que fuma” é o personagem mais misterioso e perigoso da série

Conspirações, perigos sobrenaturais e muitas pistas falsas são reforçados por frases como “A verdade está lá fora” e “não confie em ninguém” na icônica abertura.

As temporadas começam no meio do ano. Assim, a primeira temporada cobre 93-94, a segunda 94-95 e assim por diante. Não houve hiatos até a nona temporada (2001-2002). A décima temporada foi lançada em 2016.

Com dois filmes, dois jogos e duas séries spin-off, é uma grande referência como seriado e obra sci-fi.

 

O Jogo

arquivos x cenarios
Alguns cenários são estáticos e outros animados em loop

The X-Files Game é um point-and-click em FMV, ou Full Motion Video. Todas as cenas são filmadas com pessoas e cenários reais, algo não tão comum. Muitos jogos FMV misturam atores reais em fundos digitais ou separam as cutscenes reais do gameplay digital.

A qualidade da imagem é excelente, superando a da própria série na época. Isso fez com que o jogo usasse 4 discos no PSX e 7 no PC. Apesar da natureza do jogo, o tempo de loading é incrivelmente baixo e não atrapalha nem tira a imersão em ambas as versões.

x_files_01
Os itens podem ser usados mesmo durante diálogos, o que pode determinar seu sucesso

O jogo contém muitos detalhes no cenário que podem ser explorados, sem relação com o enredo. Alguns deles foram retirados da versão de PSX.

Vários itens podem ser utilizados em qualquer situação, como óculos de visão noturna e máquina fotográfica, cujas fotos podem ser acessadas posteriormente. Um cuidado especial foi tomado, usando itens licenciados, como a máquina da Fujifilm e o PDA Apple Newton.

Uma mecânica de emoções durante algumas respostas em diálogos pode afetar o comportamento do protagonista. O recurso opcional chamado de “intuição artificial”, que indica ações que podem ser tomadas em determinados locais.

James Wong x-files
James Wong não é encenado pelo produtor. A ideia não era inseri-lo no universo

Alguns cenários do jogo também foram utilizados na série, mas não necessariamente são descritos como sendo o mesmo lugar.

“O Homem que Fuma” aparece como um easter egg no jogo, assim como o personagem James Wong, que leva o mesmo nome de um dos produtores da série.

O jogo se passa no meio da terceira temporada (95-96),  mas foi lançado em 1998, quando a quarta temporada ia ao ar. Entretanto, há vários indícios que dão uma boa ideia de onde a trama se passa na série.

 

Enredo

Willmore x-files
O jogador interpreta Willmore no jogo

O agente especial Craig Willmore trabalha na base do FBI em Seattle, WA. Um dia a base é visitada pelo vice-diretor do bureau, Walter Skinner. Ele pede ajuda para encontrar dois agentes da sede do FBI, Mulder e Scully.

Willmore é designado para o caso e Skinner o ajuda a investigar o último lugar em que eles foram vistos, um hotel em Everett. De lá, pistas o levam a um depósito onde encontram traços de um tiroteio.

x-files
Agente e policial prestes a investigar uma pista duvidosa

Pistas começam a surgir e levam Willmore a dividir o caso com Mary Astadourian, uma policial de Seattle. Ela investiga um possível contrabando de plutônio da antiga União Soviética.

O parceiro de Willmore, Mark Cook, também ajuda, mas de forma não tão precisa, o que causa um perigo desnecessário. Durante a tensão gerada pelo erro, Willmore recebe uma misteriosa mensagem.

Scully x-files
Scully começa a esclarecer o mistério

O homem desconhecido  da mensagem (na série chamado de Mr. X) mostra o caminho certo a se seguir e tira Willmore de uma grande conspiração para distraí-lo.

Seguindo o caminho certo, Scully e Mulder são achados e revelam o que estavam procurando…

 

Música

A música da série é composta por John Snow. Além do tema icônico que está presente em todas as temporadas, o fundo musical é muito tímido, mas dramático.

Não houve espaço para muitas músicas no jogo, que além de Snow credita Paul Hiaumet. A abertura completa da série pode ser vista no vídeo introdutório no menu principal. No jogo em si, loops curtos de sintetizadores marcam as partes tensas.

 

A verdade está lá fora

A moda FMV morreu praticamente de mãos dadas com o 3DO, mas The X-Files Game deixa vontade de ela nunca ter acabado.

Um jogo com qualidade de imagem que agrada a cada cena, jogabilidade simples e com um roteiro que faz jus à série ainda merece ser jogado.

Uma dica, e talvez a maior crítica ao jogo: se Mark Cook, o parceiro de Willmore, morrer no meio do jogo o final não será alcançável. Há somente uma cena em que ele pode morrer, e depende somente de suas decisões, então é facilmente evitável.

Arquivo X daria um ótimo RPG de mesa. É difícil criar campanhas no mundo contemporâneo por vários motivos, como recursos tecnológicos, como lutar e mesmo pelo quê lutar. A série e mesmo o jogo tratam muitos deles e facilitam a vida do mestre.

É isso galera, espero que se sintam desafiados a fazer uma campanha contemporânea e fiquem com a recomendação de uma ótima série para aqueles que ainda não viram. Até a próxima!!

 

Links

Iso de PSX – Como são 4 discos, esta é a lista de jogos, onde cada um está em um link diferente. Eles estão praticamente no topo, em inglês e francês.

Emuladores – PSX no seu PC!

Iso de PC – Funciona na compatibilidade do Win 7, 64 bits.

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com