Os agentes do FBI Mulder e Scully enfrentaram tudo e todos inúmeras vezes em busca da verdade – e agora estão desaparecidos…
The X-Files Game é um jogo de PC e PlayStation lançado em 1998 pela HyperBole Studios e distribuído pela Fox Interactive.
A HyperBole foi uma empresa dedicada à mídia interativa, desde livros a filmes, fundada em 1990. A Fox, produtora da série Arquivo X, pediu que um filme interativo fosse feito, mas a equipe não aceitou até começar a assistir a série por si mesmos.
A série (de TV)
The X-Files, ou Arquivo X é uma série de ficção cientifica que foi ao ar pela primeira vez em meados de 1993. Ela conta a história do agente do FBI Fox Mulder (Dave Duchovny), um fanático por ufologia desde que sua irmã foi abduzida diante de seus olhos e a agente Dana Scully (Gillian Anderson), uma cética enviada pelo vice-diretor Walter Skinner (Mitch Pileggi) para acompanhar Mulder e ver até onde seu fanatismo é útil para o Bureau.
Conspirações, perigos sobrenaturais e muitas pistas falsas são reforçados por frases como “A verdade está lá fora” e “não confie em ninguém” na icônica abertura.
As temporadas começam no meio do ano. Assim, a primeira temporada cobre 93-94, a segunda 94-95 e assim por diante. Não houve hiatos até a nona temporada (2001-2002). A décima temporada foi lançada em 2016.
Com dois filmes, dois jogos e duas séries spin-off, é uma grande referência como seriado e obra sci-fi.
O Jogo
The X-Files Game é um point-and-click em FMV, ou Full Motion Video. Todas as cenas são filmadas com pessoas e cenários reais, algo não tão comum. Muitos jogos FMV misturam atores reais em fundos digitais ou separam as cutscenes reais do gameplay digital.
A qualidade da imagem é excelente, superando a da própria série na época. Isso fez com que o jogo usasse 4 discos no PSX e 7 no PC. Apesar da natureza do jogo, o tempo de loading é incrivelmente baixo e não atrapalha nem tira a imersão em ambas as versões.
O jogo contém muitos detalhes no cenário que podem ser explorados, sem relação com o enredo. Alguns deles foram retirados da versão de PSX.
Vários itens podem ser utilizados em qualquer situação, como óculos de visão noturna e máquina fotográfica, cujas fotos podem ser acessadas posteriormente. Um cuidado especial foi tomado, usando itens licenciados, como a máquina da Fujifilm e o PDA Apple Newton.
Uma mecânica de emoções durante algumas respostas em diálogos pode afetar o comportamento do protagonista. O recurso opcional chamado de “intuição artificial”, que indica ações que podem ser tomadas em determinados locais.
Alguns cenários do jogo também foram utilizados na série, mas não necessariamente são descritos como sendo o mesmo lugar.
“O Homem que Fuma” aparece como um easter egg no jogo, assim como o personagem James Wong, que leva o mesmo nome de um dos produtores da série.
O jogo se passa no meio da terceira temporada (95-96), mas foi lançado em 1998, quando a quarta temporada ia ao ar. Entretanto, há vários indícios que dão uma boa ideia de onde a trama se passa na série.
Enredo
O agente especial Craig Willmore trabalha na base do FBI em Seattle, WA. Um dia a base é visitada pelo vice-diretor do bureau, Walter Skinner. Ele pede ajuda para encontrar dois agentes da sede do FBI, Mulder e Scully.
Willmore é designado para o caso e Skinner o ajuda a investigar o último lugar em que eles foram vistos, um hotel em Everett. De lá, pistas o levam a um depósito onde encontram traços de um tiroteio.
Pistas começam a surgir e levam Willmore a dividir o caso com Mary Astadourian, uma policial de Seattle. Ela investiga um possível contrabando de plutônio da antiga União Soviética.
O parceiro de Willmore, Mark Cook, também ajuda, mas de forma não tão precisa, o que causa um perigo desnecessário. Durante a tensão gerada pelo erro, Willmore recebe uma misteriosa mensagem.
O homem desconhecido da mensagem (na série chamado de Mr. X) mostra o caminho certo a se seguir e tira Willmore de uma grande conspiração para distraí-lo.
Seguindo o caminho certo, Scully e Mulder são achados e revelam o que estavam procurando…
Música
A música da série é composta por John Snow. Além do tema icônico que está presente em todas as temporadas, o fundo musical é muito tímido, mas dramático.
Não houve espaço para muitas músicas no jogo, que além de Snow credita Paul Hiaumet. A abertura completa da série pode ser vista no vídeo introdutório no menu principal. No jogo em si, loops curtos de sintetizadores marcam as partes tensas.
A verdade está lá fora
A moda FMV morreu praticamente de mãos dadas com o 3DO, mas The X-Files Game deixa vontade de ela nunca ter acabado.
Um jogo com qualidade de imagem que agrada a cada cena, jogabilidade simples e com um roteiro que faz jus à série ainda merece ser jogado.
Uma dica, e talvez a maior crítica ao jogo: se Mark Cook, o parceiro de Willmore, morrer no meio do jogo o final não será alcançável. Há somente uma cena em que ele pode morrer, e depende somente de suas decisões, então é facilmente evitável.
Arquivo X daria um ótimo RPG de mesa. É difícil criar campanhas no mundo contemporâneo por vários motivos, como recursos tecnológicos, como lutar e mesmo pelo quê lutar. A série e mesmo o jogo tratam muitos deles e facilitam a vida do mestre.
É isso galera, espero que se sintam desafiados a fazer uma campanha contemporânea e fiquem com a recomendação de uma ótima série para aqueles que ainda não viram. Até a próxima!!
Links
Iso de PSX – Como são 4 discos, esta é a lista de jogos, onde cada um está em um link diferente. Eles estão praticamente no topo, em inglês e francês.
Emuladores – PSX no seu PC!
Iso de PC – Funciona na compatibilidade do Win 7, 64 bits.