Flashback – Time Devourer

A adrenalina invade seu corpo mais rápido do que seus perseguidores correm atrás de você. Não há nada mais na sua mente a não ser escapar com vida. Quando finalmente a perseguição acaba, você descobre que de fato não há nada na sua memória…

Clique aqui e ouça a trilha enquanto lê o artigo

flashback-the-quest-for-identity-usa
Uma das maiores provas da qualidade dos games franceses

 

Flashback é um jogo de plataforma de 1992, criado pela Delphine Software. A empresa francesa começou em 1988 e fez jogos como Moto Racer Shaq Fu até falir em 2004.

A distribuidora para o ocidente U.S. Gold tinha a licença para um jogo do Poderoso Chefão. De olho na visão cinematográfica dos jogos de Paul Cuisset, o diretor de Flashback começou a esboçar um conceito de máfia no futuro. À certa altura, todos viram que aquilo não tinha muito de O Poderoso Chefão, mas era um bom jogo. Assim Flashback veio ao mundo.

 

The Quest for Identity

O jogo foi originalmente planejado para o Mega Drive, apareceu primeiro para o Amiga. 3DO, Atari Jaguar, CD-i, DOS, FM Towns, Classic Mac OS, NEC PC-9801, Sega CD, Mega Drive, SNES e Acorn Archimedes receberam versões até 1995.

 

amiga-flashback-02
Versão de Amiga

O visual desenhado à mão e a animação fluida como no primeiro Prince of Persia deram ao jogo original qualidade o bastante para aparecer nos consoles mais novos. O enredo e o design do cenário fizeram deste um jogo cativante.

Entre disquete, cartucho e CD, o jogo

flashback-segacd-cut4
Versão do Sega CD

recebeu leves mudanças de uma versão para outra, como as cutscenes em 3D para o Sega CD, mas o jogo em si se manteve igual.

Tanto o visual quanto o gameplay remetem a outro jogo da Delphine, o também célebre Out of This World.

Uma sequência foi lançada em 1995 para PC e PlayStation, chamada Fade to Black. Ele é em 3D em terceira pessoa e, apesar do game design e o desafio grande, não tem a variedade de experiências do original.

Uma outra continuação, Flashback Legend seria exclusiva de GBA, mas a empresa fechou antes de realizar o intento.

Em 2013 um remake de Flashback foi lançado para XBox 360, PS3 e Windows com expansões na história e direção do próprio Cuisset.

 

Game Design

flashback-genesis-02
Os cenários são bonitos e variados

Flashback é um jogo de plataforma com telas não-rolantes. As telas geralmente possuem vários níveis de altura e isso é usado como puzzle na maioria do jogo.

Jogador possui um único tipo de arma e a partir de certo ponto um item de teletransporte para áreas antes inacessíveis. Escudos limitados o protegem de tiros inimigos.

flashback-the-quest-for-identity_8
As tarefas dadas no meio dos níveis dão o elemento surpresa

A movimentação e a interação com o cenário são a chave do sucesso. A fluidez e coerência da animação deixa cada pulo, corrida ou interação com um brilho a mais.

A mistura de tiro e puzzle possui a medida certa, uma evolução de Out of This World. Isso aliado à variedade de ambientes e tarefas deixou a experiência agradável e cativante mesmo com o considerável nível de dificuldade.

 

Enredo

Um jovem foge de uma espécie de base enquanto é perseguido por veículos armados. Ele é abatido de seu flutuador e cai na floresta do planeta Titan, longe dos olhos inimigos.

flashback-ibm-int2
A introdução já é eletrizante

Ao acordar da queda, um holocube cai de seu bolso. Sua gravação contém o próprio jovem, se chamando de Conrad, explicando que sua memória foi apagada, mas pode ser recuperada com seu amigo Ian.

flashback-snes-cut3
A revelação do passado trás outro peso para o resto do jogo

Ao recuperar a memória, Conrad se vê como chave em um segredo que pode destruir a humanidade. Seu próximo passo é voltar para a Terra, mas o preço exorbitante da passagem o leva a tentar o prêmio em um programa de TV, Death Tower.

Após muitos obstáculos para entrar no programa e finalmente vencê-lo, Conrad volta ao seu planeta natal onde a ameaça deve ser erradicada de uma vez por todas…

 

A Música de Flashback

Composta por Jean Baudlot e Fabrice Visserot é um autêntico Synthwave 20 anos antes de isso voltar à moda. Apesar de ser curta e não estar presente na maioria das cenas, em que o silêncio ajuda a resolver os puzzles, as músicas e e cues das cutscenes são muito originais e podem ser reconhecidos facilmente entre outros jogos.

flashback-ost
Uma homenagem sonora à altura do clássico

O som varia entre as versões e isso resulta em uma experiência interessante para quem ouvir mais de uma.

Não foi lançado um álbum do jogo, mas Rich Douglas regravou a trilha do SNES em sintetizadores reais em 2015, deixando as composições em seu melhor estado, livre das limitações de hardware.

 

Uma amnésia inesquecível

Flashback com certeza conquistou quem jogou e possui fãs por todo mundo até hoje. A qualidade e fluidez vencem a barreira do tempo e continuam dando uma experiência forte para quem jogar hoje.

Suas sessões de RPG cyperpunk vão enriquecer muito depois deste jogo, espero que aproveitem!!!

 

Links

Flashback – Versão para Mega Drive, a originalmente planejada

Emuladores – De Mega e outros consoles da Sega

Remake – Na loja da Steam

Álbum regravado – À venda em várias plataformas

 

 

 

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters