Narrando Máscaras de Nyarlathotep: Explorando o Peru – COM SPOILLERS

A coisa mais importante de todas sobre Máscaras de Nyarlathotep que você vai ouvir na sua vida eu vou falar agora: NÃO CONTINUE ESSE ARTIGO SE VOCÊ NÃO FOR O MESTRE DA SUA MESA!!!

Máscaras de Nyarlathotep é uma experiência única que você só vai conseguir experienciar como jogador apenas uma vez, por mais que você rejogue, porque é uma campanha que merece, nunca será a mesma coisa, pois é um jogo de investigação, as revelações são importantes… Nesse momento estou digitando de joelhos, implorando para você que não irá mestrar esse jogo, deixe esse artigo agora. 

Então se você é jogador ou é guardião e ainda não leu a primeira parte desse artigo, leia aqui: Narrando Máscaras de Nyarlathotep: Explorando o Peru

Dito isto, podemos continuar com os Guardiões!

https://www.youtube.com/watch?v=6PDzO48ulHM

Peru Descontrolado! Jackson Elias na Área!

JACKSON ELIAS
Jackson Elias

A coisa mais importante para você fazer nesse cenário é fazer os jogadores gostarem de Jackson Elias, um homem afro-americano que tem um humor muito ácido, ele gosta de fazer piadas em horas indevidas e mantém o humor independentemente da situação que se encontra. Não é obrigado fazer o Jackson utilizar essa personalidade, mas essa parte é legal e não vi ninguém que tenha deixado de gostar de Elias por causa dessas brincadeiras.

A ficha de Jackson Elias é bem descrita no final do capítulo do Peru no livro de Máscaras de Nyarlathotep, como já disse eu utilizei esse cenário tanto na versão Pulp quanto na versão purista, na versão Pulp eu utilizei a ficha dele e tentei jogar como um NPC normal, utilizando a ficha e tudo mais, foi a experiência mais pobre que eu tive com ele até hoje, assim sendo, a dica que eu dou nesse momento é que você jogue a ficha pro a e utilizo o Jackson da seguinte maneira:

Não utilize Jackson pra dar tiros ou ser um herói no sentido aventuresco da coisa, pense nele com um cara que se preocupa muito com seus amigos e é por isso que ele tem muitos, então não role dados, não utilize porcentagens, não faça as coisas dependerem da sorte quando utilizar Elias, afinal o capítulo do Peru é um prelúdio e é interessante que todos saiam vivos, deste modo, utilize o Jackson pra salvar os jogadores nos momentos cruciais isso vai fazer o melhor vínculo que pode haver entre duas pessoas, eles estão devendo a vida a ele.

No próximo artigo, que vai ser uma espécie de diário de campanha, eu vou detalhar todas as ações que eu tive com o Jackson, mas a título de exemplo, tiveram 2 situações icônicas no jogo que foi quando um personagem jogador estava sob um feitiço de Augustus Larkin, que falaremos mais pra frente, e o Jackson salvou essa pessoa acreditando nela e não deixando que outro jogador atirasse contra o personagem enfeitiçado, ele a imobilizou para que ela não pudesse, sob efeito do feitiço, machucar mais ninguém, outra situação foi quando ele tirou um dos jogadores de dentro de uma poça de gordura que estava cheio de vermes que queriam entrar no corpo dele.

O que já vai dar, além do vínculo, algo a ser falado durante o velório de Jackson no próximo capítulo de Nova Iorque.

A Seita que Dói Menos!

Nesse jogo você combate seitas! Os inimigos que você mais enfrenta são os cultistas…

Uma dica importante é escolher um ou dois aspectos únicos da Seita dos Karissiris para destacá-los e diferenciá-los das outras seitas encontradas ao longo da campanha. 

Essa dica eu Acredito que terei de repetir em todo o artigo com spoilers de todos os capítulos. Mas no caso do Peru essa é bem fácil de lidar porque esta merda desta seita não é composta por humanos e sim por essas coisa chamada Karissiris, que são monstros que comem gordura, isso já é um aspecto muito sério de você colocar na sua mesa e outro aspecto da seita é o fato de eles convertem seguidores por meio da ingestão de larvas, o que sempre dá umas cenas maravilhosas, aprofundarei isso no Diário de Campanha.

Personagens Importantes!

Dois personagens-chave merecem atenção especial: Jackson Elias e Augustus Larkin.

Jackson Elias é o elo entre os investigadores e a trama maior de Máscaras de Nyarlathotep, como já falei, certifique-se de retratá-lo de maneira acolhedora e amigável, construindo uma conexão sólida entre ele e o grupo. Apesar de seu ceticismo inicial em relação ao Mythos de Cthulhu, seu encontro com o monstruoso será um ponto de virada em sua perspectiva o que basicamente irá levar a todos para a campanha.

Augustus Larkin
Augustus Larkin

Augustus Larkin, por outro lado, é um personagem fascinante e desafiador. Ele se envolveu há muito tempo com uma mulher e esta acabou realizando algum ritual estranho que o transformou num receptáculo de Nyarlathotep, Augustus Larkin sente muita dor e por isso ele usa ópio pra contestador tremenda porque o corpo dele tá segurando a existência de um Deus então suas olheiras e mãos tremendo roupas muito folgadas por seu corpo são características importantes de você destacar. 

Larkin não consegue entrar na pirâmide, por isso ele precisa que os investigadores façam isso por ele, então nos primeiros contatos ele sempre vai estar sorridente e vai tentar entender mais ou menos o que que move os jogadores, se for dinheiro, ele vai prometer muito ouro, se for a ciência e preservação ele diz que com certeza isso será respeitado.

Mas caso ele seja colocado na parede, quem responderá será a entidade que nele habita, outra dica que eu dou é que você não utilize a ficha do Larkin possuído, pois ele está completamente poderoso, não precisa rolar dados, faça os jogadores resistirem caso eles consigam críticos apenas, você está controlando um deus, pode usar magia que quiser, mas você não quer acabar com o jogo naquele momento, então você utilizará apenas magias de controle, como Implantar Medo e Sugestão Mental para perturbar os investigadores.

Faça questão de descrever como o olhar, o porte físico… tudo em Larkin mudou quando a entidade assume.

Locais-Chave

Três locais merecem atenção especial durante o Peru:

  1. O Bar: Este é o primeiro encontro dos investigadores com Larkin e Elias. Use esse momento para estabelecer o tom da campanha e permitir que os jogadores comecem a construir uma amizade com Elias.
  2. Museu de Arqueologia e Antropologia: Aqui, a estudante de graduação pode ser assassinada e Sanchez pode ser convertido pela seita. Esteja preparado para lidar com as diferentes possibilidades deste cenário.
  3. A Pirâmide: O clímax do Peru acontece neste local. Certifique-se de utilizar o mapa fornecido para guiar os investigadores em sua exploração. Se Larkin ainda estiver vivo, Nyarlathotep pode tentar separá-los e impedi-los de reparar a pirâmide. Caso contrário, aumente os elementos de perda de sanidade e a presença aterrorizante do Pai dos Vermes.

Lembre-se de que o objetivo principal do Peru é estabelecer a conexão dos investigadores com Jackson Elias e dar-lhes um gosto do que está por vir na campanha. Não se preocupe em obter informações específicas para avançar para o próximo capítulo – a transição será suave, independentemente do que os investigadores descobrirem.

Ao mergulhar nesta jornada peruana, você e seus jogadores terão a oportunidade de se familiarizar com o Chamado de Cthulhu e se preparar para as aventuras sombrias que os aguardam. Aproveite essa experiência para criar uma base sólida e envolvente para a campanha de Máscaras de Nyarlathotep.

Te vejo na próxima!

Inscrever-se
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!