Quando e como rolar dados

A rolagem de dados é uma parte essencial da maioria dos jogos de RPG. Mas você sabe quando e como rolar os dados? Agora nós vamos explorar a importância da rolagem de dados e como utilizá-la de forma eficiente.

Quando rolar dados?

Antes de começar a rolar os dados, é importante entender quando é realmente necessário fazê-lo. Muitos jogadores se apegam à rolagem de dados, mas a verdade é que ela nem sempre é tão importante quanto a história.

Por exemplo, se você é um personagem de alto nível enfrentando um oponente muito mais fraco, não há necessidade de rolar os dados. A aleatoriedade não é relevante nessa situação e o mestre pode simplesmente narrar o resultado.

Tenham em mente sempre o motivo da existência do dado… Ele está ali para representar as aleatoriedades e os acasos. Assim sendo, caso eu vá lutar contra Mike Tyson dentro das regras do boxe, não haverá nenhuma aleatoriedade nessa situação. Tudo que ele tentar realizar ele vai conseguir e eu dificilmente vou ter alguma chance, mas ainda utilizando esse exemplo… Caso eu jogue sujo, ainda não melhora minha situação, mas talvez a aleatoriedade das coisas possa me dar uma chance de realizar alguma coisa ou outra, aí poderíamos emular isso com uma rolagem de dados (uma das bem difíceis).

Isso, por si só, já pode deixar sua sessão mais interessante, imagine que seus jogadores estão lutando contra um inimigo bem complicado, caso eles descrevam suas ações de maneira muito previsível será impossível para eles acertarem/causarem dano ao inimigo, mas se eles começam a agir em conjunto, a pensarem fora da caixa aí pode ser que você requeira uma rolagem.

Cavaleiro Negro - Cavaleiro com armadura preta com cravos e ornamentos dourados

Vamos deixar mais claro:

Guerreiro – Mestre, eu saco a minha espada e ataco o cavaleiro negro!

Ranger – Eu atiro a minha flecha…

Mestre – O Cavaleiro negro avança em direção ao Guerreiro enquanto usa seu escudo para se proteger da flecha e acerta com sua maça a espada do guerreiro fazendo o seu ataque desviar e salta para o lado para que o guerreiro fique entre ele e o Ranger.

Os jogadores percebem que o mestre nem pediu para que eles rolassem seus dados, ou seja, a habilidade do cavaleiro negro está além das suas, mas ao mesmo tempo o inimigo resolveu se posicionar taticamente, ou seja… é um inimigo vencível.

Guerreiro – Já que ele bateu na minha espada com a maça, eu finjo desequilíbrio, coloco a espada no chão e a uso de pá para jogar terra na cara do Cavaleiro Negro e dou uma girada para o lado para deixar o caminho livre para o Arqueiro!

Arqueiro – Aproveito este momento para tentar acertá-lo com minha flecha!

Mestre – Rolem seus dados!

Outra situação para se usar a rolagem de dados pode ser para determinar o desempenho do seu personagem em algumas situações. Por exemplo, se você está tentando resistir a um efeito negativo, como beber muita cerveja, rolar os dados pode ajudar a determinar o resultado, se vai segurar a onda, ou se vai acordar na sarjeta.

Você sabe que o Bárbaro tem força para segurar o portão, mas por quanto tempo ele deseja/consegue segurar?

Na minha mesa existe uma arqueira muito habilidosa. Ela não rola dados para acertar, a não ser que algo deixe a situação mais difícil, como um inimigo encoberto, ou rápido o suficiente para esquivar e defender. Ela também tem a habilidade de fazer a flecha crescer como uma lança, mas essa habilidade é aleatória… quem consegue dizer se ela vai crescer ou não? O dado.

Como rolar dados?

Quando decidir rolar dados, é importante fazê-lo da maneira correta. A rolagem de dados, como já disse, deve representar a aleatoriedade e o desempenho do seu personagem.

Por exemplo, se você está tentando encontrar água em uma floresta, pode rolar um dado de sobrevivência para determinar se você tem sucesso. No entanto, se você está apenas procurando um lugar para descansar, não é necessário rolar os dados. Deixe a narrativa fluir e tome decisões com base na lógica do jogo. Ao invés de pedir teste, pergunte como ele vai fazer aquilo.

Aventureiros em busca de um lugar para acampar na floresta.

Ranger – Quero encontrar um lugar para descansar!

Mestre – Como você vai fazer isso?

Ranger – Vou procurar uma clareira!

Mestre – Como Ranger você sabe que em florestas como essa não existem clareiras feitas de modo natural, você vai procurar uma clareira feita por alguém?

Ranger – Pensando bem… melhor não, será que eu não acho uma árvore grande o suficiente para que todos se acomodem entre suas raízes?

Mestre – Como você vai fazer isso?

Ranger – Posso subir numa árvore próxima e procurar uma árvore maior!

O Mestre sabe que o modificador de atletismo do Ranger é bem decente, e possui equipamento que o ajude a escalar, bem como não há necessidade de fazer testes para observar uma árvore enorme no meio da floresta quando se estar no topo de uma árvore, então ele narra – Você sobe até a copa da árvore que escolheu, dá uma olhada ao redor e vê uma árvore que se destaca das demais, ela deve ter mais que o triplo da altura da maioria das árvores dessa floresta….

Lembrando que existem limites para essa dica de como você vai fazer, por exemplo, se o jogador interpreta um neurocirurgião ou um especialista em desarmar bombas da SWAT, não pergunte como ele vai fazer, porque tirando a ínfima possibilidade de você estar jogando com um Neurocirurgião que interpreta um neurocirurgião ou um especialista em desarmar bombas da SWAT que interpreta um especialista em desarmar bombas da SWAT, eles não vão ter ideia de como fazer isso.

Você também pode usar a rolagem de dados para uma cena inteira. Ainda utilizando o exemplo do ranger na mata, se ele fez um teste de sobrevivência para encontrar um rio e passou, não precisa fazer milhares de rolagem de sobrevivência, para coletar comida ou achar abrigo da chuva. O contrário também pode ser verdade. Vamos dizer que o Ranger falhou no teste de coletar cogumelos, podemos presumir que ele não está familiarizado com aquele tipo de mata.

Essa dica também tem um limite… Exemplo o Ranger tirou um crítico de sobrevivência ao achar um rio para beber/banhar/pescar, aí depois ele deseja subir numa árvore para ver ao longe. Ok, sem problema, podemos manter seu sucesso. Mas caso as coisas tenham mudado, ele percebeu um bando de goblins que patrulhavam aquela mata e ele quer subir na árvore para espreitá-los, aí as coisas mudaram, pode pedir outro teste, seja de escalada, ou atletismo, dependendo do seu jogo, pois agora envolve uma certa pressão que não havia antes e há também novas consequências em caso de falha.

A importância da interpretação

Enquanto a rolagem de dados é importante em certos momentos, a interpretação do jogador é fundamental para criar uma experiência envolvente.

Por exemplo, se seu jogador está interpretando o personagem dele de modo convincente, não o interrompa para pedir uma rolagem. A interpretação é o que importa e deve ser valorizada.

Mas como a maioria das dicas, ela tem uma limitação. Uma vez eu vi em uma mesa de Chamado de Cthulhu, uma jogadora interpretando um personagem que estava alcoolizado e deu em cima de uma personagem interpretada por outra jogadora.

A jogadora galanteadora, foi muito bem na interpretação e deu em cima da personagem de sua amiga muito bem, mas o Mestre – após toda a interpretação – não deixou cortar o flow narrativo e analisou duas coisas

1 – A jogadora galante não estava bêbada, mas seu personagem estava.

2 – A jogadora era muito boa com as palavras, mas seu personagem era um físico teórico com pouco contato social.

Assim o Mestre pediu um teste de charme e (para a surpresa de absolutamente ninguém!) o teste foi muito ruim… Assim o mestre virou-se para a jogadora que estava controlando a personagem flertada e narrou – Bem isso tudo que você ouviu ela falar, foi o que o personagem pensou em sua mente, mas para você ele chegou meio trôpego e começou a falar um monte de coisas sem sentido. Você nem conseguiu entender que ele estava te flertando, apenas que esse pobre homem precisa de ajuda.

Conclusão

Em resumo, a rolagem de dados é uma parte importante dos jogos de RPG, mas nem sempre é crucial para a história. Ao decidir quando e como rolar os dados, leve em consideração a relevância da aleatoriedade e o impacto na narrativa. Valorize a interpretação dos jogadores e crie uma experiência envolvente para todos.

Quer entender mais sobre narrar e interpretar respeitando o fluxo narrativo e fugindo de dados desnecessários? Veja os vídeos do nosso canal:

guest
0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
RPGSubindo o nível
Dicas para MestresRPG
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!