Dynastinae Guardian por Daniel Bae - monstros rpg
Ilustração por Daniel Bae

Deixando os monstros da sua mesa interessantes novamente!

Monstros são um elemento muito importante na maioria dos RPGs, e é bem comum para jogadores mais experientes que já enfrentaram quase todos os bichos que tem nos manuais de monstros por ai ficarem confiantes sobre as criaturas que podem vir a enfrentar na mesa.

Como falamos no artigo e no vídeo do youtube (se ainda não é inscrito cola lá e se inscreve) sobre o tal do “Show, don’t tell” ou Mostre, não conte. Quando estamos numa mesa de RPG e os jogadores se deparam com um monstro, ao você nomear a criatura, um gnoll, um goblin, ou até mesmo um Guardião Protetor, os jogadores ligam automaticamente o nome as estatística, ND, PVs, CA, dano, habilidades e fraquezas! E se eles já conhecem essas criaturas eles sabem o que esperar do combate.

E isso afeta absurdamente os encontros na sua mesa! Deixando esses combates bem menos emocionantes. Afinal, a primeira vez que você enfrentando uma quimera é empolgante e assustador, a 5x que isso acontece não é mais nada demais…

Então é nessa hora que você deve mostrar novos desafios aos seus jogadores com novas criaturas, diferente do que estão acostumados e traz de volta aquele sentimento gostoso de descoberta, de algo novo em meio aquele mundo fantástico que eles achavam conhecer tão bem…

E nesse momento você deve estar pensando em quão complicado deve ser criar um monstro novo, bolar suas habilidades e características e anotar tudo numa ficha. E nesse momento eu lhe digo, você não precisa ter todo esse trabalho!

Se seu novo monstro vai ser uma criatura recorrente no seu cenário, ai você inevitavelmente vai ter que ter algum trabalho para bolar nome, comportamento, locais onde esses monstros habitam, como se comportam, quais suas interações com o ambiente em sua volta e por ai vai… depois podemos falar mais sobre isso.

Monstro Sapo - Monstro RPG

Mas se esse não é o caso, basta pegar inspiração, seja nas belas ilustrações em nosso instagram, ou em qualquer obra que esteja lendo/assistindo para sua a aparência de seu monstro, buscar um monstro no seu bestiário que se encaixe nessas características e mandar ver!

Você não precisa nem mesmo pensar em um nome para o monstro, apenas coloque de frente com seus jogadores e deixe que eles pensem sobre isso!

Podemos utilizar a ilustração do post como um exemplo: se você coloca um Guardião Protetor com aspecto de um besouro, com um chifre longo, asas cascudas, uma armadura que mais parece uma couraça de inseto isso vai deixar os jogadores incertos de que bicho é esse, e você pode usar a ficha do Guardião sem que os jogadores sequer suspeitem disso. Deixando tudo mais interessante! Você também pode fazer um ajuste aqui outro acolá para deixar o combate mais interessante e sua criatura mais coerente, e claro, nada impede de você por uma espada montante no seu Guardião Besouro ;).

Então é simples assim! E quanto mais você for brincando com seus monstros, utilizando monstros que você já conhece e usa em sua mesa, mais você vai ganhando controle sobre isso, e vai ficando mais confiante para adicionar habilidades, ou mudar o modo como esse monstro vai lutar, deixando cada vez seus combates mais épicos!

Experimente na sua mesa e depois me conta como foi! Anota ai 200 de XP e até a próxima sessão!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com