A vitória contra um inimigo pode parecer algo perfeito, mas na verdade te deixa suscetível a uma das piores coisas da vida: a vingança!
Clique aqui e ouça a trilha enquanto lê o artigo!
A Sega produziu muitos jogos de plataforma que marcaram a geração 16-bit e com certeza The Revenge of Shinobi está entre eles. Foi produzido originalmente para Mega Drive em 1989, o 29° ano de vida da empresa japonesa, mas hoje está disponível em diversas coletâneas e nas lojas virtuais de vários consoles e celulares.
o jogo
The Revenge of Shinobi (The Super Shinobi no Japão) é um side-scroller que continua a saga de Joe Musashi, que começou no fliperama em 1987, com mecânicas e visual bem evoluídos. A série mais tarde renderia outra continuação para Mega Drive, alguns spin-offs que incluem até Alex Kidd e um reboot nos anos 2000.
Neste segundo título, a dificuldade continua considerável, mas a jogabilidade fluida garante uma experiência muito divertida. O personagem usa principalmente shurikens que são lançados nos inimigos e possuem estoque limitado. Além disso, os ninjitsus servem como especiais, cada um com um efeito diferente e alguns golpes de curto alcance também estão presentes.
Os cenários são bem variados, situados na era contemporânea. O jogador passa de boates a bases militares, e apesar da interação com o cenário estar na média dos jogos parecidos da época, o level design é muito dinâmico, com armadilhas e power-ups.
Algumas revisões foram feitas ao longo dos lançamentos devido a referências a filmes e quadrinhos. Homem-Aranha, Batman, Rambo e Godzilla são alguns dos ilustres conhecidos que apareceram em algumas versões. Alguns continuaram e outros foram trocados por outros sprites dependendo da versão.
enredo
Joe Musashi é um ninja do clan Oboro. Ele derrotou a maléfica organização Zeed, mas três anos depois os malfeitores ressurgem com o nome de Neo Zeed e decidem se vingar matando o mestre de Musashi e sequestrando sua noiva Naoko.
Ele parte em busca de Naoko, mas será que conseguirá libertá-la antes que ela morra?
Música
A Sega contratou Yuzo Koshiro pela primeira vez para este jogo, mas depois ele continuaria como freelancer na série Streets of Rage.
Koshiro criou uma trilha com batidas empolgantes e até dançantes em sua maioria, mas com temas de chefes tensos e que denotam o perigo. Como é marca registrada do compositor, os timbres usados enriquecem muito a qualidade do jogo como um todo.
Um álbum batizado de The Super Shinobi & Works foi lançado também em 1989. Ele inclui as 22 músicas do jogo e mais 4 delas em versões arranjadas.
Um jogo que fez jus ao legado
A série Shinobi até hoje é lembrada com bons olhos por quem jogou e com certeza vai agradar a quem ainda jogar. The Revenge of Shinobi é um dos mais populares da franquia e com razão.
Sendo um dos primeiros jogos do Mega Drive e um dos poucos dedicados aos consoles, sem ser port do fliperama, ele possui uma qualidade que demanda respeito e merece ser jogado.
Quem de vocês jogou essa jóia? Já pensaram em fazer um Joe Musashi numa mesa de Kuro? Comentem suas impressões e memórias desse clássico pra gente!
links
Salvar