Nem todos gostam de narrar, sobrando muitas vezes para a pessoa mais paciente do grupo, uma vez que organizar uma papelada de notas sobre a trama, personagens, monstros e cenário não é tarefa fácil. Só que além disso tudo, aturar certos tipos de jogadores é quase sempre inevitável! Aí vai uma lista dos dez tipos de jogadores mais abusados que fazem o mestre querer lançar sobre eles ataques cardíacos e aneurismas.
Extra joguento! (Meta gamer)
Esse tipo jogador abusa do conhecimento além do jogo e tem dificuldade para separar o que seu personagem sabe e o que ele próprio sabe. Só porque você é estudante de medicina não quer dizer que seu personagem de Cura 1 saiba fazer procedimentos complexos de sutura.
Pior ainda é quando esse tipo de jogador usa do conhecimento que ele conseguiu na sessão de outro player para beneficiar o destino de seu personagem. Como por exemplo: Ele fica sabendo fora de sua sessão que o jogador Alpha esta sendo chantageado por um mago poderoso a vir matá-lo e, para evitar isso, resolve subitamente mudar o curso de sua viagem.
Por esse tipo de atitude que muitos narradores gostam de chamar seus jogadores “em off” e narrar um pequeno mistério para eles, evitando o extra jogo e deixando a sessão misteriosa e empolgante.
Apelão
Depois que se pega o jeito da coisa no RPG, todo mundo passa por sua fase de apelação, onde a interpretação pouco importa e a ficha e o sistema é que mandam. Colocando a arma de maior dano, a armadura de melhor proteção, a combinação de melhores talentos ou habilidades de forma que seu personagem vira uma verdadeira maquina de guerra, mas que geralmente não sabe cozinhar um ovo.
Todo monstro usado pelo mestre é morto em alguns golpes por esses personagens, narradores se pegam revisando a ficha desses jogadores para ter certeza de que não tem nada errado, e que aqueles valores absurdos de dano condizem com a realidade! Sim, chega a tornar o jogo chato e fazendo os mestres mais inexperientes aumentar o nível do jogo de forma que os outros players “normais” acabam não acompanhando.
Como foi dito antes, personagens assim não sabem como cozinhar um ovo, basta uma aventura de cenário para esses personagens provarem que são um verdadeiro fardo para o grupo. Já aconteceu em sessões que eu participei, personagens de jogadores apelões morrerem ou quase isso por se recusarem a retirar sua excelente armadura na hora de atravessar um rio.
Fuçador
Jogadores deste tipo muitas vezes são excelentes players, mas que passam a maior parte de sua sessão ocupados em vasculhar o mapa, caçar cada lobo da floresta, olhar em baixo de cada pedra da dungeon, perguntam para o taverneiro até o que ele fez no verão passado.
Ser detalhista e cuidadoso não é algo ruim, mas roubar horas da suada única sessão semanal de RPG do grupo não é algo legal. Muito menos atrasar uma aventura que era para ser rápida, nos planos do mestre, só porque o jogador quer saber o que cada membro da cidade faz da vida, muitas vezes fazendo até o mestre improvisar (fazer o improviso do improviso) e criando coisas onde não existiam.
Essa situação geralmente é delicada, mas fazer o jogador ter consciência de que ele não joga sozinho é essencial. Caso contrário a sessão pode ficar divertida apenas para esse player “Fuçador”, ou até mesmo ele pode acabar reclamando “Não aconteceu nada na sessão de hoje, foi um saco”. Talvez se esse infeliz tivesse andado um km de estrada em vez de vasculhar cada centímetro da taverna, ele poderia ter achado um ogro pra esmagar a cara de pau dele.
Nega do leite (Jogador falador)
Cuidado! Esse estilo de jogador pode ser qualquer um e pode ocorrer a qualquer instante, sendo inclusive você! Essa situação ocorre sempre fora do jogo e não tem nada a ver com o personagem de ninguém. Nega do leite é um player que não cala a boca hora alguma, a não ser para interpretar a insatisfação muda de seu personagem.
Sempre conversando com outros fora de seu turno, esse jogador atrapalha o andar do jogo, muitas vezes até trazendo um assunto paralelo durante a sessão, depois diz “3 horas de rpg não dá para acontecer nada né? ”.
O narrador deve tomar cuidado também, muitas conversar paralelas durante o jogo pode significar que a sessão está chata. Nesse caso manter o jogo sempre divertido e mandar o jogador calar são ambas soluções válidas.
Ensebador (Sem vida social)
Similar ao fuçador, este terrível player solitário gosta de gastar horas a fio em conversar complexas com os PdM’s do jogo e acaba consumindo horas de diversão da sessão.
A linha entre o PdM raso, sem background e o PdM filósofo é sutil. O mestre deve preparar alguns personagens para serem interessantes, mas manter diálogo longo e cansativo durante o jogo pode derrubar a vontade dos outros jogadores durante a sessão. O narrador dever cortar sutilmente as asas do jogador sem vida social e que quer ter amigos no jogo para o bem maior da campanha.
Desmotivado
O mestre desenvolve um complexo enredo junto de uma aventura incrível e deslumbrante tudo para que seu jogador dê de ombros e se mostre indiferente a tudo. Preferindo as vezes ir atrás de um prostíbulo do que continuar a aventura (dentro do jogo, obviamente).
A aventura do mestre às vezes pode ser desinteressante ao jogador e por isso é sempre bom ter um plano b, mas o jogador desmotivado vê qualquer aventura como um tédio. Deve-se prestar a atenção se essa pessoa gosta de fato de jogar RPG e não está ali só pela amizade.
Outro ponto que pode ajudar a perceber o jogador desmotivado é o quanto ele se importa com a vida de seu personagem. Uma situação de vida ou morte geralmente empolga qualquer um, se nem assim ele demonstrar interesse no jogo, é porque não gosta de jogar mesmo ou apenas não está satisfeito com seu personagem atual.
Sortudo
Todo player tem sorte de vez em quando, mas o jogador sortudo é aquele cara que te faz sentir ódio. Sempre com a melhores roladas e os melhores números nos dados, esses caras geralmente conseguem mudar os planos do mestre.
Seja matando um monstro que devia sair dali com vida ou passando em algum teste que o narrador preferia que ninguém passasse, esse sortudo acaba “estragando” as coisas e é bom ter aqueles planos B, C ou D engatilhado.
Não é uma sina que segue sempre um jogador, ela pode durar uma sessão ou duas, mas esse título sempre corre de um jogador ou outro. Mesmo assim, não deixa de irritar o mestre toda vez que aquele ataque crítico inesperado acontece no pior momento.
Inteligente demais (Adivinhadores)
Revelar um segredo na hora certa, fazer um suspense durante a sessão, são elementos básicos para trazer emoção e diversão para a mesa de RPG, porém, quando o narrador não consegue realizar isso porque sempre tem alguém para deduzir ou adivinhar as coisas é um verdadeiro pé no saco.
Às vezes o jogador não é necessariamente inteligente, mas só alguém que adivinha o que o mestre pensa e acaba estragando a surpresa. O narrador deve sempre tentar fazer um suspense para tornar o jogo interessante, mas criar algo em cima da hora apenas para tentar causar o impacto não é tão interessante.
O ponto legal de criar o suspense e tensão nos fatos é poder dar as pistas do que está acontecendo para instigar os jogadores a pensarem e tentar descobrir. Dar as pistas e não deixar que descubram o que acontece de verdade é chave para criar o clímax, mas se alguém descobre antes da hora, significa que o mestre está indo por um caminho certo e lógico, por isso as pistas falsas são importantes para evitar esses jogadores espertalhões.
Insensível
Narrador:
– Então o meio-orc desfere uma espadada que parte sua MÃE em dois na linha da cintura.
Jogador:
– Peraí, ele partiu ela com um golpe só? Deve ter uma força elevada ou espada mágica, eu vou bater em retirada então.
Esse tipo de jogador tem dificuldade para emergir nos sentimentos do personagem e além de interpretar mal, ele acaba passando por cima de táticas de manipulação usadas pelo mestre para conduzir a trama de forma divertida (ou malévola).
A forma fácil de lidar com gente assim é mexer onde dói mais, geralmente é o bolso ou a ficha, se a mãe morta não é importante, provável que a armadura mágica seja. Na minha opinião, jogar com pessoas assim é bem incomodo, mas se existem psicopatas na vida real, não posso dizer exatamente que conduzir o personagem assim é errado.
Porradeiro
Por último e talvez menos irritante da lista, temos o porradeiro, o personagem que se irrita fácil e vê solução para tudo na base da porrada! Isso pode ser uma característica do personagem, que enriquece a interpretação ou uma característica do jogador, que sempre faz seus personagens entrarem em todo tipo de peleja, seja ele um bárbaro ou paladino.
O chato de lidar com jogadores assim é que eles acabam morrendo muito cedo e podem estragar os planos dos mestres que elaboram tudo, ou comprar uma briga para o grupo que eles ainda não conseguem lidar. As vezes nem os PdMs aliados ou PJs escapam dos porradeiros.
Outra característica negativa de alguns porradeiros, é que eles não jogam o jogo até ter uma luta. Passam toda a sessão agindo com o grupo, sem agir individualmente até a luta começar, como se jogar RPG fosse somente rolar dados.
Então é isso pessoal, quais desses tipos de jogadores vocês tem em suas mesas? Você é algum deles? Tem algum outro tipo de jogador que tira o seu sono? Conta pra gente ai nos comentários!
Salvar
Faltou o azarado! Já tive aventuras jogadas no lixo pq todo mundo saiu tirando falhas críticas nas horas mais impróprias… Chegava a improvisar um deus ex, uma escapatória mágica e ilógica e tava lá o grupo de novo, morrendo aos borbotões…
Hahaha q tenso