Um bom console entrega jogos bons mesmo anos depois de uma nova geração ter entrado. O SNES e seu Super Bomberman 5 são um ótimo exemplo.
Clique aqui e ouça a trilha sonora enquanto lê o artigo!
Um ano depois do lançamento do N64 e um antes do Dreamcast um jogo de 16 bits chegava para fazer um sucesso invejável à geração então vigente. A Hudson é uma empresa japonesa criada em 1973 e faz parte da Konami desde 2012. Em 1997 uma de suas maiores séries aparecia pela quinta e última vez no SNES.
O JOGO
Bomberman é uma série que começou em 1983 e se mantém atualizada até hoje, contando com mais de 70 jogos e a conta só aumenta com a confirmação de um título para o novo Nintendo Switch.
A jogabilidade se baseia em um labirinto com monstros e obstáculos que devem ser destruídos com uma bomba plantada pelo jogador. Ao derrotar todos os monstros, o jogador entra em um portal e segue para a próxima fase. Power-ups estão presentes desde a primeira versão.
O modo batalha se consagrou o mais querido entre os jogadores . Até cinco jogadores exploram o labirinto em busca de itens numa partida de eliminação.
A história, originalmente inexistente, muda conforme o título. A campanha quase sempre leva o mesmo estilo do original, com ou sem enredo, mudando bastante o visual e algumas mecânicas relacionadas ao cenário a partir dos jogos em 3D.
Super Bomberman 5
Quase os títulos lançados para o Super Nintendo foram chamados Super Bomberman. . Novos gráficos, telas, personagens e mecânicas apareciam em cada título e o 5 é a perfeição alcançada.
A dinâmica mais rápida que seus antecessores, a customização e mecânicas que funcionam perfeitamente fazem o jogo nunca perder a graça.
Uma edição com cartucho dourado foi lançado, contendo mais cenários para o modo de batalha.
Enredo
Os criminosos da galáxia Bomber são condenados à prisão em jaulas que ficam à deriva pelo espaço, deixando o presídio longe da vida cotidiana.
Este presídio espacial acumulou vários vilões até que Terrorin, um ser capaz de manipular o tempo, os solta e leva ao planeta Bomber. A busca pela paz é incumbida aos bombermen preto e branco e suas fiéis montarias, os Louies.
Música
Jun Chikuma, Yasuhiko Fukuda e Kimitaka Matsumae produziram as 39 faixas do jogo. Algumas são remixes de músicas dos jogos anteriores, que nunca deixaram de usar o tema musical do primeiro jogo.
Na campanha a música acompanha as cenas de tensão e vitória muito bem. A música do gameplay muda conforme o mundo em que o jogador se encontra.
Na batalha o frenesi toma conta da maneira que deveria ser. Ao acabar o tempo na batalha, a morte súbita começa e a música acelera.
No menu o balanço agradável deixa a navegação divertida, mesmo para quem não sabe nada de japonês e vai às cegas.
Não foi lançado nenhum material externo contendo a trilha sonora.
A bomba relógio ainda não chegou ao zero
O jogo é tão bem trabalhado que o número de bits no console deixa de ter importância. Com Super Bomberman 5 não há tédio em uma casa com duas ou mais pessoas.
O aspecto convidativo e divertido faz com que todo, de crianças a idosos, tentem e geralmente gostam da experiência.
links
Trilha Sonora – RIP de cada faixa do jogo
Rom – o jogo só saiu em japonês
Emuladores – SNES na plataforma que desejar
Salvar