Assassinatos são comuns em New York. Serial killers talvez, mas algo muito mais profundo e perigoso está acontecendo. Algo que pode ser o fim de tudo o que se conhece…
Clique aqui e ouça a trilha enquanto lê o artigo!
Fahreiheit (Indigo Prophecy) na América do Norte é um jogo de 2005 desenvolvido pela Quantic Dream e distribuído originalmente pela Atari para Xbox, PlayStation 2 e Windows. Uma versão remasterizada para Windows, OS X, Linux e iOS saiu em 2015 além de um port para PS4 em 2016 via PSN.
A desenvolvedora francesa comandada por David Cage começou em 1997 e além de jogos fornece serviços de captura de movimento. O primeiro jogo, Omikron: the Nomad Soul foi lançado em 1999 e tem participação de David Bowie na trilha e como personagem.
O Jogo
Fahrenheit tem a proposta de um filme interativo. O conceito que morrera nos anos 90 volta à vida de uma maneira mais complexa e consistente.
O grande foco no enredo e a liberdade do jogador poderiam atrapalhar um ao outro se pararmos para pensar, mas Cage conseguiu a fórmula certa para que os dois elementos se complementem.
Os cenários detalhados e interativos dão dão imersão e consistência ao jogo enquanto os personagens e a trama inovadora garantem uma experiência completa e satisfatória.
Vários temas e mecânicas de Fahrenheit foram reaproveitados em seus sucessores Heavy Rain e Beyond: Two Souls. Clima como obstáculo, estilo de direção, ambientação e várias mecânicas estão presentes nos três jogos.
A versão americana sofreu mudança de nome para evitar confusão com o filme Fahrenheit 9/11, lançado no ano anterior. Ela também sofreu cortes para diminuir a classificação de 18 para 16 anos.
Enredo
New York, 2009. Um homem é esfaqueado no banheiro de um restaurante. Os agentes Carla Valenti e Tyler Miles investigam o caso.
O assassino, Lucas Kane, estava em um estado de transe e não sabe o que exatamente aconteceu. Enquanto foge da lei, ele tenta resolver o mesmo mistério que os detetives descobrem por trás de vários assassinatos.
O inverno é cada dia mais extremo ao ponto de temperaturas quase insuportáveis, o que se revela ser uma intervenção sobrenatural, a mesma dos assassinatos em série.
Mais de uma poderosa força oculta busca a dominação e Kane é o único capaz de detê-las devido a um acontecimento em sua infância…
A Música de Fahrenheit
A trilha segue o estilo cinematográfico do jogo, então David Cage procurou o compositor de cinema americano Angelo Badalamenti. Cage queria uma trilha mais ‘atmosférica’ do que épica e achou que Badalamenti cumpria o requisito.
Além das faixas originais, 14 músicas licenciadas completam o rol. Elas tocam em rádios e cenas secundárias em relação ao enredo.
A trilha foi lançada em 3 CDs somando 32 faixas.
Um legado a ser lembrado
Todos conhecem e veneram Heavy Rain e Beyond, mas poucos conhecem Fahrenheit. O que é uma pena, pois o jogo tem tanta qualidade quanto seus sucessores e merece ser jogado. A remasterização é a chance perfeita para recuperar o tempo perdido.
Este jogo vai abrir os olhos de qualquer mestre quanto a campanhas na era atual. A mistura de ficção com o ambiente urbano são ideais para uma boa mesa.
Links
Fahrenheit PS2 – versão europeia, sem cortes
Fahrenheit Xbox – talvez o melhor jogo do console
Remastered – site oficial com versões para todas as plataformas
Trilha sonora – as composições de Badalamenti
Triha sonora licenciada – as 14 faixas, de rock a jazz