Você deve sobreviver ou se unir a uma aristocracia cheia de toda a crueldade de que a inocência pueril é capaz?
Clique aqui e ouça a trilha enquanto lê o artigo!
Rule of Rose é um survival horror da Punchline lançado somente para PlayStation 2. O jogo foi distribuído pela Atlus, Sony, 505 e Ingram Entertainment dependendo da região.
Enredo
Inglaterra, 1930. Jennifer, uma jovem de 19 anos viaja em um ônibus praticamente vazio. Um garotinho ocupa outro banco. Ao parar em um lugar deserto, o garoto sai do ônibus e acaba atraindo Jennifer, que não vê escolha senão segui-lo depois que o ônibus vai embora.
Ao investigar o que parece a entrada para uma casa, a jovem é atacada por um grupo de crianças e acaba enterrada viva. Ela acorda em um dirigível praticamente desprovido de vida. O único som é o zumbir dos motores e o ranger da estrutura, que não permite que esqueçam que estão no ar e o quão frágil é a nave.
Em pouco tempo Jennifer é apresentada aos outros passageiros. São todos crianças de diferentes idades e formam a Aristocracia do Giz de Cera Vermelho. Nessa sociedade, os de classe mais estariam melhor mortos e os de classe mais alta não se incomodam de fazê-los sofrer.
Para subir na hierarquia, oferendas devem ser entregues ao príncipe e à princesa da Aristocracia mensalmente. A custa de inúmeros perigos insanos, Jennifer tenta sobreviver em meio às crianças, que não sabem dividir o bem do mal.
Sozinha e quase indefesa, Jennifer encontra um labrador chamado Brown. Ele passa a acompanhá-la e a ajuda a farejar objetos e atacar inimigos. Vários seres estranhos surgem no caminho, o que a faz questionar a realidade de tudo aquilo.
Após várias oferendas e muitas tribulações e torturas, Jennifer descobre que o príncipe da Aristocracia é o garoto do ônibus e perde a consciência. Ela acorda em um orfanato onde todos os integrantes estão vivendo. Lá pistas sobre o porquê de tudo aquilo começam a surgir…
Game Design
Rule of Rose é um conceito inovador em um gênero nem tão novo. Ele não contém cenas fortes de nenhuma natureza, mas toda a ambientação, os personagens infantis, a música e a fantasia imergem o jogador de uma maneira irresistível e perturbadora ao mesmo tempo.
Com uma personagem tímida em meio a outros mais novos e mais expressivos, um inventário pequeno e golpes limitados, Jennifer é uma presa fácil e o jogador sente isso. A adição de Brown se torna imediatamente essencial e os laços com ele se estabelecem instantaneamente.
Jennifer pode atacar geralmente usando armas contundentes, como bastões ou canos. Um cutelo e até uma arma de fogo podem ser usados também. O movimento de ataque é lento e precisa ser calculado para que o tempo entre um golpe e outro não a deixe vulnerável. A mecânica de batalha é claramente menos trabalhada que o resto do jogo, mas não é tão abundante para estragar a obra.
O jogo é separado em capítulos que representam os meses e as oferendas de cada mês para a Aristocracia. A história geralmente de desenvolve ao entregar a oferenda, mas há exceções. Os CGs foram produzidos pela Shirogumi e são magníficos.
A complexidade dos cenários e a busca por objetivos lembra um metroidvania, além de alguns detalhes e inimigos mudarem em cada capítulo do jogo. Itens e roupas secretos podem ser encontrados.
A Música de Rule of Rose
Composta por Yutaka Minobe, a trilha é essencialmente clássica, com técnicas usadas em músicas ambientes de terror. A influência de tristeza do blues está presente em algumas faixas, mas só domina no tema cantado A Love Suicide.
A natureza ambiente misturada com a intensidade emocional da trilha sonora a deixam tanto imersiva quanto agradável de ouvir fora do jogo. Talvez um dos maiores exemplos do equilíbrio entre os dois extremos.
Um CD com 6 faixas foi produzido pela Atlus e só estava disponível com a pré-venda do jogo. O disco continha partituras, papéis de parede e vídeos para serem usados no PC.
Um Terror Irresistível
Rule of Rose é dá uma experiência única. Mesmo tendo semelhanças com Clock Tower e seu sucessor Hauting Ground (que também é um survival de 2006 com uma garota e um cão), sua história fantástica e polêmica é contada de um modo que deixa incertezas e fortes impressões.
Uma mesa de RPG com um terror psicológico que não vem do simples medo, mas da natureza dos temas tratados seria um sucesso garantido.
Links
Rule of Rose – ISO da versão americana
Emuladores de PS2 – três opções para você
Wikia – Wiki do jogo com todas as informações e 10 anos de especulações e teorias de fãs
Trilha sonora – A completa, não só as 6 do disco