A corrida pelo futuro do planeta nunca foi tão divertida!
Clique aqui e ouça a trilha enquanto lê o artigo
Crash Team Racing foi lançado em 1999 para PlayStation e o último a ser desenvolvido pela Naughty Dog. A empresa fundada em 1984 como JAM Software começou com jogos para Apple II e em 1999 foi comprada pela Sony. O jogo também foi disponibilizado na PSN.
A Série
Crash Bandicoot é uma série de jogos de plataforma criada em 1996 pela Naughty Dog, mas já passou pelas mãos de mais de 7 softhouses diferentes.
A história mostra um bandicoot, uma espécie de marsupial pequeno nativo da Austrália e arredores, que foi geneticamente modificado por dois cientistas. Esses doutores, Neo Cortex e Nitrus Brio, queriam criar animais mutantes para dominarem o mundo.
Antes de completar a fase de testes Crash é escolhido como cobaia, mas o resultado foi um mutante sem maldade. Ele então parte para impedir o plano de seus criadores.
Depois do primeiro jogo a história foi evoluindo e novos personagens aparecendo. Hoje são mais de 17 jogos lançados na série, incluindo spin-offs.
O Jogo
Crash Team Racing, ou CTR, é um jogo no estilo Mario Kart lançado depois de Crash 3.
Com 5 modos de jogo, incluindo uma campanha robusta, o jogo garante várias horas de diversão.
Os controles são muito amigáveis e coerentes, mas o nível de dificuldade resulta em uma longa e agradável curva de aprendizado.
As mais de 20 pistas são muito variadas em ambiente, traçado e desafios, como saltos e áreas escorregadias. Áreas de nitro e atalhos podem ser explorados.
Há 14 personagens jogáveis, incluindo os desbloqueáveis, com mais 2 acessados somente por código ou gameshark. Eles variam entre Aceleração, Velocidade Máxima e Dirigibilidade
Além dos power-ups muito bem engenhados, a própria direção pode dar vantagem a quem dominar as técnicas de salto e drifting. É possível ganhar impulsos extras com essas técnicas.
Enredo
Crash e outros personagens da série estão se preparando para um torneio de kart quando um alienígena se aproxima da terra. Ele se chama Nitrous Oxide e se proclama o maior corredor da galáxia. Ele então desafia o melhor piloto da Terra para uma corrida valendo o planeta todo.
Vários personagens podem ser escolhidos para a carreira, e serão ajudados pelas máscaras Aku Aku ou Uka Uka dependendo de sua parte entre os vilões ou mocinhos na série, mas aqui isso não faz diferença.
Para provar seu valor, o piloto terá de obter 16 troféus e 4 chaves de chefes antes de enfrentar Oxide. 5 áreas com diversas corridas, campeonatos e desafios podem ser desbloqueados e explorados. Exceto a primeira área, as outras possuem um chefe que guarda a chave da próxima área e deve ser derrotado em uma corrida 1 contra 1.
Música
A trilha composta por Josh Mancell é extensa e divertida. Continuando com o estilo e os sons da série até ali, um cuidado muito maior foi dado à música de CTR, com melodias mais complexas e mais longas.
Cada pista tem uma música, além do tema das áreas da campanha, que muda de instrumentos ao passar de uma área para outra, como por exemplo, sinos ao entrar na área de gelo.
Infelizmente não há um álbum do jogo.
Com Chave de Ouro
A Naughty Dog deixou a série Crash com do melhor jeito possível. Um jogo no estilo Mario Kart que provavelmente superava os próprios títulos da Nintendo da época e por muito tempo depois.
Outros jogos de kart foram lançados na franquia Crash, mas nenhum é tão divertido quanto o primeiro, mesmo com com a vantagem tecnológica.
É isso aí galera, espero que tenham gostado e corram atrás deste jogo de até 4 jogadores, mas que não deixa a desejar mesmo para 1 só.
Links
Crash Team Racing – Iso do jogo
Trilha sonora – Duas horas de música
Emuladores de PSX – até para Linux