A vida de toda a galáxia depende de máquinas. Quem não compreende isso pode pôr todas as raças em risco…
Clique aqui e ouça a trilha enquanto lê o artigo.
Space Rangers foi lançado em 2002 para Windows é o segundo jogo da softhouse russa Elemental Games, que antes possuía outro nome e hoje se chama Katauri Interactive.
O Jogo
Uma mistura muito bem dosada de RPG baseado em turnos, tiro top-down e aventura em texto em um cenário espacial vivo e livre.
Space Rangers é um jogo cheio de possibilidades do começo ao fim. desde a raça do personagem a como resolver a missão final, tudo tem mais de um modo de ser feito.
O jogo fez muito sucesso nas regiões em que teve maior publicidade desde o início. No Brasil podia ser encontrado na revista CD Expert.
A Elemental Games se dedicou exclusivamente ao universo de Space Rangers desde seu primeiro jogo. Em 2004 Space Rangers 2 foi lançado e em 2007 uma reedição do mesmo foi criada já sob o selo Katauri Interactive.
Enredo
A vida na galáxia era estável. Graças à moeda universal criada pelos humanos, o comércio e a interação das cinco raças da Aliança Interestelar. Porém ‘estável’ não significa ‘utópico’: conflitos políticos e econômicos dividem lugar com a pirataria por toda a galáxia.
Eventualmente um poderoso e infame pirata chamado Rachekhan adquire a tecnologia de salto no hiperespaço. Viajando do modo mais vantajoso para ele e sua frota, ele acaba abrindo espaço para que uma nova raça invadir os sistemas.
Os Klissans são invasores que parecem naves inteiras vivas e destroem tudo o que se move. Sua nave mãe, Makhpella, é extremamente poderosa.
Em vista ao conflito, a Aliança lança o programa Space Rangers, que fornece uma nave e carta branca em toda a galáxia para ajudar na guerra contra os Klissans de todas as maneiras possíveis.
Os voluntários podem agir livremente, mas sua reputação renderá amigos e inimigos. Os governos, piratas e mesmo civis tentam se beneficiar da liberdade dos rangers e tentarão recompensá-los por seus esforços.
Além dos Klissans e das oportunidades de recompensa galaxia afora, os space rangers são encorajados a destruir Rachekhan de uma vez por todas…
Game Design
O jogo é essencialmente um RPG, mas a quantidade de partes com outras mecânicas deixa o jogo muito equilibrado entre os gêneros.
Ao explorar um sistema solar as ações são feitas em turnos e os dias passam rapidamente. Nesse modo batalhas, mineração e deslocamento são opções. As armas são pré-programadas e atiram automaticamente conforme seu alcance.
Quando o jogador salta de um sistema solar para outro, o tiro exige ação rápida. Controlada agora pelo teclado, a nave luta com piratas e outros inimigos no mesmo hiperespaço.
Ao pousar em um planeta por uma missão o texto entra em cena. O modo texto apresenta as mais variadas situações. Várias opções são disponíveis desde o início da quest e mesmo a mais sutil, como dar ou não um presente a alguém, pode acarretar no sucesso da missão ou influenciar sua reputação.
É possível escolher o personagem de uma das cinco raças. Elas variam de preço e qualidade de mercadorias, além de definir a reputação inicial em relação aos povos.
Itens como combustível e armas determinarão a estratégia. A capacidade de armazenamento de cada nave permitirá cargas maiores, mas o motor terá que aguentar o peso.
A Música de Space Rangers
Gregory Semenov é o músico por trás deste jogo. Ele conseguiu juntar o space opera que um RPG espacial pede com a eletrônica que casa com a dinâmica de um jogo de tiro, além de influências exóticas que refletem os vários planetas e povos visitados.
Os pontos contra são que a mixagem poderia ser melhor, o que deixaria a experiência ainda mais marcante e que infelizmente não há um álbum do jogo.
Qualidade nível Rússia
Talvez o único RPG espacial que tenha características no enredo e em certos detalhes do universo seja Mass Effect, desenvolvido somente 5 anos depois de Space Rangers.
Semelhanças na natureza e abordagem dos Klissans podem ser encontradas nos livros da série Yukikaze, de Chohei Kambayashi.
É isso por hoje, caros RPGistas. Um jogaço que roda fácil em qualquer PC e divertirá sem falha a quem se aventurar.
Links
Space Rangers – Jogo em inglês
Space Rangers HD: A War Apart – SR2 remasterizado e expandido na Steam!!
Save