Iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiai galera, hoje vamos dar continuação as nossas aulas de arquitetura, vale dizer que arquitetura fala tanto de pontos arquitetônicos como funções, descrição de interiores etc, para RPGistas. Ao fim, deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários.
Quando falamos da época Medieval logo pensamos em castelos, reis, rainhas, bobos da corte e? TAVERNAS!! Bom quando ouço taverna associo logo à bebidas alcoólicas, comida, mulheres- muitas vezes não tão lindas como são representadas no cinema- que eram designadas de servir viajantes, peregrinos e barbudos, mas que tal “entrarmos” em uma taverna?
Reunir-se numa taverna para beber cerveja ou qualquer outra bebida alcoólica é uma tradição social de longa data, tendo sido iniciada no mínimo pelos sumérios (3500 a.C.); na Suméria, o taberneiro era, tradicionalmente, uma mulher, mas, em outros lugares e épocas, as mulheres foram resumidas à garçonetes.
Em seguida a queda do Império Romano as tavernas da Antiguidade tornaram-se muito escassas, foi, ao longo da Alta Idade Média (séculos V a X) que elas passaram a surgir em larga escala por toda a Europa Ocidental. Criadas e controladas tanto pelos mosteiros como pelas grandes casas senhoriais, nos nascentes núcleos urbanos, nos portos, estradas e locais de peregrinação (pontos estratégicos, não?), as tavernas alto medievais não tinham como serventia apenas o prazer, elas eram importantes postos de arrecadação de impostos e de venda de gêneros de primeira necessidade. A taverna medieval quase em nada difere da taverna da Antiguidade, sendo que a sua utilidade continuava a mesma.
A “taverna pousada” é algo comum de se encontrar em qualquer cenário de fantasia medieval, um lugar onde você podia ir desfrutar de de bebidas tais como vinho, hidromel (os celtas adoravam hidromel produzido com frutas diversas, misturas como maçã, marmelo, peras, uvas ou combinações de especiarias) ou sidra na sala comum, escutar todas os rumores locais e depois ir até seu cômodo alugado particular, onde repousaria sozinho ou com um amante.
Esta visão não é completamente irreal, mas a verdade é um pouco mais complexa. Na Inglaterra medieval, se você fizesse um combo pousada + cervejaria, você possivelmente teria algo parecido com a fantasia acima. Havia estalagens onde era possível alugar uma cama (não um cômodo) que também tinham salões para comer e beber. Nelas, que você possivelmente iria achar um único cômodo com várias camas e tais poderiam caber até três pessoas.
Já lugares só para beber podiam ser tavernas para cerveja que tem mais chance de funcionar na fantasia medieval. Rpgisticamente falando a cerveja e cidra poderiam ser feitas em casa também; um marido poderia esperar que sua esposa tivesse a habilidade de fabricação de cerveja. Assim, em uma vila medieval, uma taberna em uma aldeia poderia ser tanto um estabelecimento independente como estar agregado à casa de alguém.
Por fim, havia outras opções de acomodações sem ser pousadas. Os viajantes podiam esperar a hospitalidade de pessoas de classe social igual ou menor, desfrutando de sua comida e cama em troca de contos sobre estrada e uma gorjeta.
Curiosidade: Em Madrid no conhecido Bairro de Chueca, encontra-se uma das mais conservadas tabernas, a chamada Casa de Ángel Sierra
Mapas de tavernas
O Dungeon Painter é uma ferramenta de criação de mapas gratuita e poderosa. Nela você pode criar mapas de encontros, ou seja, criar mapa de locais por onde seus jogadores podem estar. É uma ótima ferramenta para criar mapas de masmorras, castelos, tavernas, jardins, e qualquer tipo de local, até mesmo cidades inteiras!
No site também é possível encontrar algumas centenas de mapas prontos para download. http://pyromancers.com/
Ah, galera os termos correto:
Edificação com um pavimento = Edificação com pavimento térreo.
Edificação com dois ou mais pavimentos = edificação com pavimento térreo + 1º pavimento, 2º pavimento etc.
Sacaram?? Espero que tenham entendido um pouco sobre as tavernas, como elas eram e quem as frequentavam. Deixem nos comentários sugestões de temas e até a próxima aula!
AMEI, sua publicação com certeza vou incrementar nas minhas aventuras para deixar mais realista e menos seguro, claro, hahahaha.
precisamos de mais posts como esse