Gundam 0079: The War for the Earth

Este jogo quase desconhecido da mais famosa série de animes mecha é desprezado pelos que já o viram. Mas será que é tão ruim assim?

Gundam 0079: The War for the Earth
O único jogo americano baseado na série reconta a saga original

A Presto Studios foi uma softhouse americana que produziu jogos e 1992 a 2002. Seu foco eram adventures com belos gráficos para PCs e Macs. Sua série mais famosa é a dos jogos The Journeyman Project, um sci-fi envolvendo viagem no tempo.

A série

Mobile Suit Gundam começou em 1979 trazendo um drama militar muito maduro e com um universo extremamente vasto e consistente.

Mobile Suit Gundam
A tripulação da White Base e os mechas mais importantes ao fundo

A história conta a guerra entre a federação da Terra e o principado de Zeon, formado por colônias espaciais desejando a independência. Zeon produziu os mobile suits, um ágil robô gigante humanoide, a partir de um novo estudo de fusão nuclear, o que mudou para sempre o modo em que batalhas seriam travadas.

A Federação também possuía um desenvolvimento de mobile suits, mas muito inferior a Zeon. Isso até o protótipo Gundam ser usado por Amuro Ray para se salvar da destruição da colônia em que ele vivia. O Gundam se mostrou superior, e uma peça chave para o resultado da guerra.

Sua fuga da colônia o leva a uma nave da federação chamada White Base. Sua linha de comando havia sido morta e Bright Noa, de 19 anos era o oficial mais experiente da tripulação. Noa comanda as operações da nave para chegar à base da Federação em Jaburo, no Amazonas. Depois, eles seguem para a operação final na Europa.

Crises de várias naturezas e cada vez mais graves acometem a tripulação da White Base em cada capítulo, enquanto personagens dos dois lados da guerra são cada vez mais aprofundados, principalmente Char Aznable, o principal rival de Amuro.

Vários animes de Gundam têm sido lançados até hoje, sempre pela Sunrise. Alguns continuam  a história original, conhecida como Universal Century Timeline e outros são independentes desta.

 

o jogo

Gundam 0079: The War for the Earth é um FMV que mistura atuação real com cenários em 3D. A jogabilidade consiste em quick time events em partes das cenas. O jogo foi lançado para Windows 95 e Macintosh e depois para PSX, somente em japonês.

Gundam 0079: The War for the Earth
Algumas técnicas de direção também foram inspiradas no anime

O uso de live action em jogos não é apreciado pela maioria das pessoas. Isso unido à diferença de alguns termos do anime e alguns outros detalhes faz este jogo alvo de críticas e piadas. Entretanto, foi feito com esmero.

A história foi adaptada para o jogo curto e com poucos atores de forma muito inteligente e mostra muito bem a situação da White Base e algumas de suas missões enquanto revela a história de Char no lado inimigo.

Gundam mobile suit
Os mobile suits são muito detalhados, mas o cockpit foi modificado um pouco

O figurino foi feito com muito mais capricho do que a grande maioria de adaptações de animações para live action. A atuação também está acima da média para este tipo de jogo.

A música é totalmente inspirada no anime, com o tom mais dramático das cenas inclusas no jogo.

As ações dos quick-time events são inteligentes, exigindo uma verdadeira estratégia de batalha baseada especialmente em mobile suits. Um exemplo é quando de corta o motor nuclear de um inimigo e se o jogador não acionar o escudo, é engolido na explosão.

 

Vale a pena?

O jogo todo possui apenas meia hora, então é uma experiência rápida e divertida. Mas se mesmo assim a preguiça falar alguma coisa, o gameplay completo está no YouTube.

Por ser um jogo baseado em um anime feito quase 20 anos antes e ainda não ter sido lançado nos EUA, a Presto fez um excelente trabalho que merece mais respeito do que tem.

E aí gente? Tentei quebrar o tabu essa semana, espero que não me odeiem. Comentem suas opiniões, elas valem tanto quanto a minha, ou até mais. Até a próxima!

 

links

Versão de PSX, disco 1 (J)

Versão de PSX, disco 2 (J)

Versão de PC/Mac (EUA)

Gameplay da versão em inglês

 

 

Salvar

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments
Angelo Moreira

Esse jogo não é do tipo que me gera interesse. Mas pode ser que eu venha a experimentar.

Gabriel Mota

Meia horinha da sua vida. Vale a pena

Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters