Como lidar com o “farm” em sua mesa de RPG

“Farmar” é o termo utilizado nos jogos virtuais para expressar o ato de realizar uma rotina em busca de benefícios, geralmente ficar matando monstros em uma mesma área para acumular XP, dinheiro, itens… E para você que pensa que isso não acontece nas mesas de RPG por aí… você não poderia estar mais enganado!

Bom existe uma dezena de motivos que levam os jogadores a “farmar” em um rpg de mesa. Alguns até plausíveis, como o grupo estar chegando a um nível elevado e não ter juntado muito dinheiro devido a sua natureza altruísta, agora necessita de uma graninha para comprar itens mágicos já que está cada vez mais difícil enfrentar os desafios de mãos vazias. Ou precisa de dinheiro para pagar a ressurreição de um companheiro.

Mas há também aqueles jogadores que querem apenas tirar vantagem da situação, por exemplo, ao passar em uma grande feira o grupo descobre que a bolsa de ácido de um Digestor vale uma boa grana, já tendo dado uma olha no livro dos monstros ele sabe que é um monstro que anda em bandos (3 – 6) então é um jeito de conseguir bastante dinheiro de forma rápida.

Mas assim como nos MMORPGs da vida, “farmar” se torna chato e cansativo muito rapidamente, mas isso não quer dizer que os jogadores abrirão mão disso!

Pensado nisso trouxe algumas ideias que podem ser úteis para tornar isso mais interessante.

Narrativa

A pouco tempo atrás vivemos uma situação dessa na mesa, na verdade o grupo estava se preparando para o ataque de um inimigo, sabíamos quando ele chegaria, e também sabíamos que iríamos precisar de itens mágicos para melhorar nossas chances contra ele. Então descobrimos que em uma cadeia de montanhas próxima havia um monstro, uma espécie de verme gigante, e em sua boca possuía alguns cristais com habilidades elementais, que valiam uma fortuna.

Rapidamente viajamos para a área e começamos a caçar os monstros, o primeiro combate tentamos encontrar uma criatura isolada para conhecer sua força e habilidades. Logo montamos uma estratégia que minimizava os danos sofridos pelo grupo. O mais ágil do grupo atraia os monstros para fora de seus tuneis, os magos ficavam mais atrás com contra mágicas preparadas para prevenir os sopros elementais que era o que causava mais estrago, e assim o dano recebido no combate era bem baixo, os magos não gastavam muitas magias para finalizar o combate e podíamos matar mais monstros por dia.

Então em um combate montamos nossa estratégia e o mestre já tinha uma noção de como seriam os combates dali em diante. O que nos leva a primeira dica:

Largue os dados!

Vocês já viveram esse combate, tem uma ideia de como foi, da dificuldade ou facilidade para acertar os golpes, dos danos causados quando acertado, faça o combate puramente descritivo, assim você ganha tempo já que não vai ter que ficar jogando dados e somando bônus. Combates puramente descritivos são extremamente divertidos, isso vai aprimorar o senso de estratégia do grupo, vai fazê-los pensar mais sobre suas ações e sentir que tem mais controle sobre seu personagem, sem contar as cenas empolgantes que surgirão, eu PROMETO: Vai ser divertido!

SAO combat gif

Mas mesmo combates puramente descritivos, quando contra os mesmos alvos, usando as mesmas estratégias, logo se torna repetitivo e cansativo, o que nos leva a segunda dica.

Descrição resumida e resultados!

Já sabemos como isso funciona, a partir do terceiro encontro você já pode simplesmente descrever brevemente como a estratégia foi executada, narrar uma ou duas cenas interessantes que poderiam ser executadas pelos jogadores (isso é um ótimo mecanismo para que você mostre aqueles jogadores mais acanhados o potencial de seus personagens, para que eles tentem ações mais ousadas e conheçam melhor suas capacidades) e pule para os resultados: “Então assim vocês eliminam o grupo de monstros, ‘Sicrano’ você levou um ataque em cheio então anote 30 de dano, ‘Beltrano’ você teve que usar 3magias durante o combate, então desconte uma magia de 2° e duas de 3° ciclo.” E pronto passamos para o próximo.

Se o farm persistir por um longo período de tempo em vez disso apenas passe alguns dias e de os resultados. Caso não tenham alguém capaz de curar no grupo por exemplo, após uma semana de caçada intensa vocês estão cobertos de machucados e não conseguem mais prosseguir com a caçada. Ou talvez já tenham coletado “peças” de mais e não possam carregar mais do que isso. Claro que existem outros motivos para terminar o farm de um grupo, continue lendo que chegaremos lá.

Então apenas distribua os prejuízos (danos, itens gastos, e afins) e as recompensas (Itens e XP).

Experiência no farm

Vou ser breve nessa área, alguns sistemas têm tabelas de experiência por encontro, e elas tem ajustes para calcular os pontos ganhos de acordo com o seu nível e tudo mais, até aí tudo bem, é óbvio que nem todo encontro com monstros pode ser fatal, se vocês já leram algum post meus sobre XP eu sempre defendo que situações de vida ou morte são as mais importantes na evolução dos personagens, mas mesmo assim é valido usar as tabelas, afinal elas estão ajustadas para as diferenças de nível.

Bom, mas durante o farm eu diria essa é mais uma situação que seria contada como um treino, a um combate com monstros. Afinal o grupo está caçando e enfrentando o mesmo monstro por diversas vezes. Então durante o primeiro encontro você pode dar XP normal, mas depois disso o ideal seria dar uma quantidade bem pequena de experiência. Afinal nada de novo está acontecendo.

Caso contrário é capaz de que em sua mesa os jogadores fiquem parando em toda floresta, pântano ou cadeia de montanhas que cruzar para ficar matando monstros e subir níveis.

Pondo um fim ao Farm!

E o que fazer quando os PJs entram de cabeça no farm? Há vários artifícios que podem ser utilizados para limitar e até mesmo acabar com a brincadeira dos PJs!

1 – Monstros são finitos: novamente vou fazer uma analogia com os MMOs, na mesa não existe respown, então monstros não vão surgir do nada, eles são concebidos de forma natural (se é que vocês me entendem), ou criados por fenômenos ou magos, e isso não acontece com tanta frequência, após algum tempo os animais vão acabar, dependendo do tipo de monstro alguns mais rápido que outros.

Há também o caso dos monstros inteligentes que constituem sociedades, como kobolds, goblins, povo lagarto e outros, que tentariam agrupar e lutar ou fugir. Tornando a situação um pouco diferente.

hai to gensou no grimgar2 – Concorrência: Se um grupo está caçando um monstro que por algum motivo passou a ter alto valor é claro que outros grupos de aventureiros e mercenários também ouviram o mesmo, logo a área estará cheia de concorrentes, assim diminuindo a quantidade de monstros na área e até mesmo gerando conflitos com o grupo, como por exemplo, um grupo de ladrões que espreita o grupo esperando que fiquem desgastados para atacar.

3 – Sustentabilidade: Monstros são criaturas incomuns, mas em certas regiões elas fazem parte do ecossistema. Então o que acontece quando você acaba com uma espécie de um ecossistema? Vamos a alguns exemplos do que pode acontecer:

Se o farm durar meses por exemplo (sim isso é bem possível) outras criaturas que eram presas dos monstros caçados terão um aumento populacional, então os PJs podem passar a ver mais frequentemente, ou eles podem acabar expandido sua área de caça e indo para em vilas e cidades.

O mesmo pode acontecer aos monstros maiores que caçavam os monstros caçados. Então os jogadores terão que ir salvar as vilas que estão sofrendo graças a matança deles, ou até mesmo outros grupos de aventureiros podem adentrar na área onde os jogadores estão em busca da razão do ataque de criaturas as vilas.

vulto_noturno_by_hikzbr
Vulto Noturno por HikzBR

4 – Encontro indesejado: Sabe aquele encontro aleatório que não era pra agora? Como encontrar um Andarilho Noturno após um longo dia de caçada, sem magias, sem muitos pontos de vida, bom acho melhor correr neh…. Uma vez que os jogadores saem da área onde estavam caçando e voltam a cidade é fácil atrair a atenção deles para outra coisa, evitando que voltem ao farm, pelo menos por hora.

5 – “Rainha”: Que tal colocar um “chefão” para os jogadores no meio do seu farm, uma espécie de monstro Rainha, maior, mais forte, muito mais forte! Claro que nem todo tipo de monstro tem razão em possuir uma Rainha ou algo do tipo, mas em alguns casos é bem plausível. Então no meio das caçadas dos jogadores eles podem encontrar um ninho com bastante monstros e a rainha, ou simplesmente um ataque surpresa da rainha devido à grande quantidade de feromônio espalhada na região, como acontece com as abelhas…

teemu-husso-druid-teemuhusso
Exiled Druids of Lornwood por Teemu Husso

6 – Protetor: Talvez a área em que os jogadores estão caçando seja protegida por um ou mais druidas, e eles estão de alguma forma mexendo com o ecossistema daquela área, algo que o Protetor não pode deixar acontecer, então envolva o grupo numa batalha contra outro tipo de inimigo.

Então é isso pessoal, espero que ajude vocês de alguma forma, se eu deixei passar alguma coisa, ou se vocês têm outras ideias sobre o assunto compartilhem com a gente nos comentários, não custa nada!

Digam também o que vocês acharam do artigo, se foi útil ou não, que outros assuntos vocês gostariam que nos comentássemos. 500 de XP para cada um de vocês que leu até aqui e um bônus de 200 de XP para cada comentário! Quero ver galera subindo nível aqui!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments
Lucas F. Ribeiro

Bem quem faz a história são os dois, narradores e jogadores, então nada mais justo que fazer a vontade dos dois, quer colocar uma rainha entre eles, coloque, mas não vale ficar triste se os jogadores decidirem se juntar e mata-la. Assim como os jogadores não podem ficar triste pelo fato de ela ser muito mais forte que sua espécie. Então tudo é válido, desde que haja bom-senso entre ambos e ninguém tente limitar a vontade do outro.

Angelo Moreira

que players insanos
-Olha uma rainha.
– Vamos mata-la!

Só chaotic evil nessa mesa

Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters