Guitar Freaks – Time Devourer

Gosta de Guitar Hero e seus concorrentes atuais? Todos eles vieram de um só lugar, há muito tempo atrás…

Clique aqui e ouça a trilha sonora

front x
Considerado um dos jogos mais influentes de todos os tempos

 

A Konami foi fundada em 1969 e em 1997 criou a Bemani, uma subdivisão especializada em jogos musicais. Em 1998 Guitar Freaks chegava aos arcades e ao PSX, com seu revolucionário controle em forma de guitarra.

 

Os ‘jogos de música’

x
O modo cooperativo é um verdadeiro dueto, com mais notas do que quando jogada solo

O primeiro jogo que permitia criar uma música pelos comandos do videogame foi o Dance Aerobics, lançado pela Human em 1987 para NES. Muitos anos se passaram até PaRappa the Rapper trazer uma ideia mais sólida a este respeito.

 

Então a Bemani é criada e lança vários títulos com estilos e jeitos diferentes de se jogar. O primeiro foi Beatmania, que era jogado com uma pick-up, que depois foi copiada para o DJ Hero. A seguir veio o famoso Dance Dance Revolution e seu tapete de dança, que reinaram no gênero por mais de 10 anos.

No mesmo ano de DDR, Guitar Freaks dava o ar de sua graça. A grande diversidade musical da Bemani permitiu que todos os aspectos da guitarra elétrica fossem explorados, sem se prender totalmente ao rock. 

A Bemani sempre desenvolvia periféricos específicos para seus jogos e, por isso, seu foco é o arcade. Por vários motivos, inclusive licensas, a maoiria dos títulos não saiu do Japão, onde a marca continua a todo vapor até hoje.

 

o jogo

A primeira versão de Guitar Freaks saiu para arcade e PSX. O jogo contém um tutorial breve e dois modos de jogo, normal e difícil, contendo as mesmas músicas em cada um.

Os estilos passam por rock, jazz, eletrônica, blues e metal, com clipes no estilo dos outros jogos da Bemani na época.

guitar freaks image x
Três cores simbolizam as casas e uma quarta coluna exige a barra de vibrato

O controle guitarra é usado da maneira dos seus sucessores, mas originalmente havia apenas três botões nas casas.

A guitarra estava disponível para o PlayStation, mas também era possível jogar no controle. Para usar três dedos diferentes nas casas, a configuração padrão é L1, L2 e direcional para a direita. Na mão da palheta, X e O simulam os movimentos para cima e para baixo. Além disso, a barra de vibrato é usada no chamado wailing bonus. No controle R1 ou R2 executam a função.

Algumas notas escondidas podem ser acionadas tocando em partes antes vazias. Isso aciona o secret bonus, onde novas execuções podem ser ouvidas na música.

Se o jogador conseguir boas avaliações nas três primeiras músicas, uma secreta, a Lucky Staff aparecia como round extra. Se tocada bem, outra ainda a segue, a J-Staff, que serve como os créditos do jogo em seu clipe.

 

Os compositores

izumi x
Izumi alcança vários estilos diferentes com sua Stratocaster

O primeiro jogo foi inteiramente composto por Mutsuhiko Izumi, um artista ‘da casa’, entre as dezenas de compositores que criam músicas originais para a Bemani.
Os autores e músicas dividem várias franquias, tanto que Guitar Freaks e DrumMania podem dividir a mesma máquina.

Em 2007 a Bemani comemorou seu décimo aniversário com um show com músicas de seus jogos. Chamado The Gitado Live, pode ser conferido na íntegra aqui!!!!! Izumi abre o show, então assita desde o começo para sentir a vibe do Guitar Freaks.

Em 2016 a dose foi repetida com o Bemani Special Live. Veja aqui!!!!!

 

Quer sair da mesmice? Olha para o passado

Os jogos musicais ocidentais têm estreitado muito os estilos, o que pode impedir que conheçamos muita coisa boa. A Bemani definitivamente não sofre deste problema, e mesmo assim sua qualidade é altíssima.

Algo que com certeza vale a pena dar uma olhada!!!

 

Links

Guitar Freaks – O primeiro jogo, para PSX

Emuladores – Em todas as plataformas

 

 

 

Salvar

Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters