Space Rangers – Time Devourer

A vida de toda a galáxia depende de máquinas. Quem não compreende isso pode pôr todas as raças em risco…

Clique aqui e ouça a trilha enquanto lê o artigo.

sr1-cover
Um verdadeiro multi-gênero que supera todas as expectativas

 

Space Rangers foi lançado em 2002 para Windows é o segundo jogo da softhouse russa Elemental Games, que antes possuía outro nome e hoje se chama Katauri Interactive.

 

O Jogo

space_rangers_3
O RPG é o modo principal

Uma mistura muito bem dosada de RPG baseado em turnos, tiro top-down e aventura em texto em um cenário espacial vivo e livre.

Space Rangers é um jogo cheio de possibilidades do começo ao fim. desde a raça do personagem a como resolver a missão final, tudo tem mais de um modo de ser feito.

O jogo fez muito sucesso nas regiões em que teve maior publicidade desde o início. No Brasil podia ser encontrado na revista CD Expert. 

Elemental Games se dedicou exclusivamente ao universo de Space Rangers desde seu primeiro jogo. Em 2004 Space Rangers 2 foi lançado e em 2007 uma reedição do mesmo foi criada já sob o selo Katauri Interactive.

 

Enredo

A vida na galáxia era estável. Graças à moeda universal criada pelos humanos, o comércio e a interação das cinco raças da Aliança Interestelar. Porém ‘estável’ não significa ‘utópico’: conflitos políticos e econômicos dividem lugar com a pirataria por toda a galáxia.

ef_14
Respeito é uma arma importante em tempos de guerra

Eventualmente um poderoso e infame pirata chamado Rachekhan adquire a tecnologia de salto no hiperespaço. Viajando do modo mais vantajoso para ele e sua frota, ele acaba abrindo espaço para que uma nova raça invadir os sistemas.

Os Klissans são invasores que parecem naves inteiras vivas e destroem tudo o que se move. Sua nave mãe, Makhpella, é extremamente poderosa.

ef_21
Vários mundos e culturas te esperam

Em vista ao conflito, a Aliança lança o programa Space Rangers, que fornece uma nave e  carta branca em toda a galáxia para ajudar na guerra contra os Klissans de todas as maneiras possíveis.

Os voluntários podem agir livremente, mas sua reputação renderá amigos e inimigos. Os governos, piratas e mesmo civis tentam se beneficiar da liberdade dos rangers e tentarão recompensá-los por seus esforços.

Além dos Klissans e das oportunidades de recompensa galaxia afora, os space rangers são encorajados a destruir Rachekhan de uma vez por todas…

 

Game Design

ef x
RPG exige praticamente só o mouse

O jogo é essencialmente um RPG, mas a quantidade de partes com outras mecânicas deixa o jogo muito equilibrado entre os gêneros.

Ao explorar um sistema solar as ações são feitas em turnos e os dias passam rapidamente. Nesse modo batalhas, mineração e deslocamento são opções. As armas são pré-programadas e atiram automaticamente conforme seu alcance.

ef_18
Ação frenética no hiperespaço

Quando o jogador salta de um sistema solar para outro, o tiro exige ação rápida. Controlada agora pelo teclado, a nave luta com piratas e outros inimigos no mesmo hiperespaço.

Ao pousar em um planeta por uma missão o texto entra em cena. O modo texto apresenta as mais variadas situações. Várias opções são disponíveis desde o início da quest e mesmo a mais sutil, como dar ou não um presente a alguém, pode acarretar no sucesso da missão ou influenciar sua reputação.

ef_28
A moral está sempre em jogo nas quests

É possível escolher o personagem de uma das cinco raças. Elas variam de preço e qualidade de mercadorias, além de definir a reputação inicial em relação aos povos.

Itens como combustível e armas determinarão a estratégia. A capacidade de armazenamento de cada nave permitirá cargas maiores, mas o motor terá que aguentar o peso.

 

 

A Música de Space Rangers

Gregory Semenov é o músico por trás deste jogo. Ele conseguiu juntar o space opera que um RPG espacial pede com a eletrônica que casa com a dinâmica de um jogo de tiro, além de influências exóticas que refletem os vários planetas e povos visitados.

Os pontos contra são que a mixagem poderia ser melhor, o que deixaria a experiência ainda mais marcante e que infelizmente não há um álbum do jogo.

 

Qualidade nível Rússia

Talvez o único RPG espacial que tenha características no enredo e em certos detalhes do universo seja Mass Effect, desenvolvido somente 5 anos depois de Space Rangers.

Semelhanças na natureza e abordagem dos Klissans podem ser encontradas nos livros da série Yukikaze, de Chohei Kambayashi.

É isso por hoje, caros RPGistas. Um jogaço que roda fácil em qualquer PC e divertirá sem falha a quem se aventurar.

 

Links

Space Rangers – Jogo em inglês

Space Rangers HD: A War Apart – SR2 remasterizado e expandido na Steam!!

 

 

 

 

Save

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters