Lidando com Jogos OVERPOWERs

Jogos over powers são aqueles onde tudo e todos são superpoderosos, os heróis são quase do nível de deuses, destruindo facilmente praticamente qualquer criatura que possa cruzar seu caminho. E agora? O que fazer para o jogo continuar divertido e continuar desafiando os jogadores?

Lidando com Jogos OVERPOWERs
Saitama – “A Terra está sobre MINHA proteção!! Eu NÃO perderei!!”

Esses jogos podem chegar a esse nível começando do início de suas jornadas ou apenas começando jogos em nível épico. Se o seu caso for o segundo, provavelmente seus jogadores vão adorar passar umas boas horas matando criaturas extremamente poderosas. Mas caso seus jogadores tenham chegado a esse nível já devem ter enfrentado muitas vezes criaturas poderosas e isso pode ser repetitivo e chato.

Vamos falar um pouco sobre as diferenças de jogos que chegaram a níveis épicos e jogos que começam em nível épico.

Becoming a legend

Esses jogadores estão bem acostumados com suas fichas e bem acostumados com as capacidades dos personagens. Eles já passaram por maus bocados e sabem se virar bem em diversas situações na mesa não apenas em combate. Já conhecem bastante do cenário, tem dezenas e até mesmo centenas de PDMs na lista de amigos.

Evolução Goku

Esses jogadores já passaram por várias aventuras e acumularam riquezas, poder e gloria. Ao longo de suas aventuras conheceram pessoas, locais, se envolveram em suas historias e provavelmente tem uma forte ligação com os seus personagens e com o mundo (ao menos um pedacinho dele), sendo uma vila, cidade, grupo de pessoas.

Matar monstros é sempre divertido mas pode ser um bom momento para explorar a interpretação, trazer desafios diferentes aos PJs, levá-los para o lado político, envolvê-los em romances, situações maiores que salvar apenas seu mundo. Deve sempre buscar que os PJs cresçam, mesmo que não evoluam na ficha ou ganhem itens mágicos, podem ganhar mais fama, reconhecimento, amadurecer e por ai vai.

Born a Legend!!!

Esses jogadores acabaram de criar personagens com mais poder que o exército americano. Não estão acostumados com a ficha e capacidades do personagem (se for realmente um mestre de regras e estiver acostumado em fazer personagens fortes pode até ser que esteja). Não estará acostumado com desafios de níveis épicos. Não vivenciou nada no cenário para ter esse nível todo, não tem contatos nem conhece locais interessantes do cenário.

Superman

Matar monstros nesse momento será muito divertido. Mas como dito acima, os PJs devem sempre evoluir então o ideal é por monstros bem fortes mesmo, daqueles que a chance de morrer seja grande, assim eles terão que usar a cabeça e todas as habilidades da sua ficha para conseguir derrotar os inimigos. Minha recomendação é envolvê-los no cenário, fazê-los criar laços para que quando eles acabem de matar monstros tenham para onde ir.

Force os jogadores a conhecer o mundo, viajá-lo. Conhecer sua beleza, e sua podridão e deixe que eles sejam livres para fazer o que quiser.

Mas lembre-se que personagens fortes fazem grande influência no cenário com suas ações. E essas ações tem consequências.

Caso seu grupo deseja passar uma semana exterminando todas as tribos barbaras de um reino, isso pode atrair a ira de algum deus ou algo do tipo, também vai tirar o emprego de praticamente todo mercenário que vive fazendo escolta de mercadores e por aí vai.

Como já dizia o sábio tio Ben, “Com grandes poderes vem grandes responsabilidades”, o peso das ações de personagens épicos é extremamente relevante ao cenário como um todo, e assuntos que merecem a atenção de seres tão poderosos não devem ser ignorados, caso contrário o mundo pode correr grande perigo!

Pretendo falar mais sobre esse assunto em artigos futuros, então até a próxima e 200 de XP!

Save

Save

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters