Galera, pra quem nasceu na década de 80 e começo de 90 sabe que RPG e Star Wars é como arroz e feijão, amor e sexo, peças de lego, velho e dentadura, combinam perfeitamente. Quando o D&D abriu sua licença qual foi a sua primeira adaptação para cenário não medieval? Star Wars é claro.
Não sou fã boy de Star Wars, mas algo que ninguém pode negar é que o seu cenário é fascinante, para jovens e adultos. E transformando isso para o RPG, imagina o tanto de aventura e encrenca que você pode arranjar por toda esta galáxia muito, muito distante.
E com o advento dos novos filmes a Fantasy Flight Games (FFG), lançou o RPG Star Wars, que logo veio pro Brasil pela toda poderosa Galápagos Jogos e particularmente, fico muito feliz por ter sido ela a empresa que adquiriu os direitos de distribuição nas terras tupiniquins. A Galápagos é conhecida por ser uma empresa que prima pela qualidade e na minha humilde visão Star Wars RPG não seria a mesma coisa sem todo o colorido das páginas e a capa dura dá um diferencial, ou seja é um encadernado da mesma qualidade do encadernado dos Yankees.
Sobre o Jogo em si, a FFG percebeu que o gameplay de um jedi jamais seria o mesmo de um rebelde, que por sua vez seria bem diferente de um canalha (vou explicar melhor esse canalha mais pra frente), assim sendo dividiu o game em Edge of the Empire (até então o único traduzido pela Galápagos, como Fronteira do Império), Force and Destiny e Age of Rebellion.
O segundo está em alta no gringo, mas ainda não fora traduzido, Force and Destiny que trata dos usuários da força e por ultimo o Age of Rebelion que trata dos Rebeldes, mas ainda não foi lançado. Quando eu digo “por ultimo” quero dizer que, até então, estes são os únicos confirmados, alguns dizem que pode haver outro que tratará de soldados imperiais, mas eu acredito que não, pois Force and Destiny trata de usuários da força, trazendo lado negro e lado da luz no mesmo livro, acredito que Age of Rebelion vai tratar de Rebeldes e Imperiais Igualmente, ou então lançar um simples livro complementar, desnecessário outro livro de regras.
Todos os três livros trazem uma infinidade de classes, dando uma oportunidade de game única, também tem o fato de se o grupo escolher apenas canalhas, ou apenas rebeldes, ou misturando tudo, cada sessão vai trazer experiências completamente diferentes.
Como já disse, cada livro trás os meandros necessários para jogar com outros tipos de personagens, mas as regras para todos são as mesmas, só mudando o detalhe. O jogo é letal, simples e divertido. Eu sou mestre há mais de 10 anos e jogador há mais de 15 e me surpreendi com a beleza do sistema que é simples e completo e muito fácil de aprender, me arrisco a dizer que uma criança de 7 anos pode aprender o básico, claro que certo detalhes vão faltar a ela, mas não deixará de ser divertido.
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