Star Wars RPG – De uma Galáxia Muito Muito Distante para a sua Mesa

Galera, pra quem nasceu na década de 80 e começo de 90 sabe que RPG e Star Wars é como arroz e feijão, amor e sexo, peças de lego, velho e dentadura, combinam perfeitamente. Quando o D&D abriu sua licença qual foi a sua primeira adaptação para cenário não medieval? Star Wars é claro.

star wars d20 rpg darth vader

Não sou fã boy de Star Wars, mas algo que ninguém pode negar é que o seu cenário é fascinante, para jovens e adultos. E transformando isso para o RPG, imagina o tanto de aventura e encrenca que você pode arranjar por toda esta galáxia muito, muito distante.

E com o advento dos novos filmes a Fantasy Flight Games (FFG), lançou o RPG Star Wars, que logo veio pro Brasil pela toda poderosa Galápagos Jogos e particularmente, fico muito feliz por ter sido ela a empresa que adquiriu os direitos de distribuição nas terras tupiniquins. A Galápagos é conhecida por ser uma empresa que prima pela qualidade e na minha humilde visão Star Wars RPG não seria a mesma coisa sem todo o colorido das páginas e a capa dura dá um diferencial, ou seja é um encadernado da mesma qualidade do encadernado dos Yankees.

Sobre o Jogo em si, a FFG percebeu que o gameplay de um jedi jamais seria o mesmo de um rebelde, que por sua vez seria bem diferente de um canalha (vou explicar melhor esse canalha mais pra frente), assim sendo dividiu o game em Edge of the Empire (até então o único traduzido pela Galápagos, como Fronteira do Império), Force and Destiny e Age of Rebellion.

livro de regras star wars rpglivro de regras star wars rpg força e destino force and destiny

star wars fronteira do império edge of empire rpgO primeiro a ser lançado, tanto no Brasil quanto no exterior foi o Edge of the Empire que trata daqueles que vivem, verdadeiramente, a margem do Império, como criminosos, ou simplesmente pessoas que vivem em planetas esquecidos pelo Grandioso Império Galático. Também conhecido como os Canalhas, Han Solo e Cia, tanto que ele e Chewbacca são a capa do livro.

rpg star wars edge of empire fronteira do império rpg

 

O segundo está em alta no gringo, mas ainda não fora traduzido, Force and Destiny que trata dos usuários da força e por ultimo o Age of Rebelion que trata dos Rebeldes, mas ainda não foi lançado. Quando eu digo “por ultimo” quero dizer que, até então, estes são os únicos confirmados, alguns dizem que pode haver outro que tratará de soldados imperiais, mas eu acredito que não, pois Force and Destiny trata de usuários da força, trazendo lado negro e lado da luz no mesmo livro, acredito que Age of Rebelion vai tratar de Rebeldes e Imperiais Igualmente, ou então lançar um simples livro complementar, desnecessário outro livro de regras.

Todos os três livros trazem uma infinidade de classes, dando uma oportunidade de game única, também tem o fato de se o grupo escolher apenas canalhas, ou apenas rebeldes, ou misturando tudo, cada sessão vai trazer experiências completamente diferentes.

dados especiais RPG Star warsO gameplay exige dados especiais e somando ao fato que pode ser jogado com Tokens, mapas dá um sentimento de Board game dependendo de como você for jogar. Apenas ressaltando, EXIGE os dados especiais, mas PODE SER jogado com mapas, não é como D&D 4ª edição que exige as miniaturas, RPG Star Wars te dá liberdade de escolha.

rpg star wars fronteira do imperio tokens edge of empire

Como já disse, cada livro trás os meandros necessários para jogar com outros tipos de personagens, mas as regras para todos são as mesmas, só mudando o detalhe. O jogo é letal, simples e divertido. Eu sou mestre há mais de 10 anos e jogador há mais de 15 e me surpreendi com a beleza do sistema que é simples e completo e muito fácil de aprender, me arrisco a dizer que uma criança de 7 anos pode aprender o básico, claro que certo detalhes vão faltar a ela, mas não deixará de ser divertido.

Save

Save

Save

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters