Acelerando o jogo: Batalhas

O grande mal da era que vivemos agora é a falta de tempo, principalmente tempo para passarmos com nossos amigos, já que a agenda de todos é sempre cheia e conturbada, e isso está tornando cada vez mais difícil reunir os amigos e jogar uma partida de RPG. Muita gente passou a jogar online, via programas especializados ou apenas usando o Skype ou Hangout para poder encontrar pessoas que possuam um horário compatível.

Bom aqui vamos falar sobre algumas técnicas que podem ser usadas tanto nas suas mesas presenciais quanto online para se ganhar um pouco de tempo, e fazer com que a história ande um pouco mais rápido, ou no mínimo minimizar a sensação de que não aconteceu nada na sessão.

Hoje vamos falar um pouco sobre combate, e dar algumas soluções para agilizar as coisas, ou simplesmente torná-lo mais interessante. Eu acho frustrante quando temos apenas 1h para jogar na semana e a sessão inteira são jogadores e mestre rolando dados e calculando danos. Então vamos as dicas:

1° – A dica é simples, use tabelas e muitos dados. Peça para que os jogadores façam uma tabela com todos os dados de ataque, defesa, dano, e tudo referente ao combate. Cada jogador deve ter separados dados em mãos referentes a todas suas jogadas para lança-los todos de uma vez. Vou exemplificar para ficar mais simples de entender: Meu personagem é um elfo ranger que luta com duas espadas curtas (vou usar D&D 3.5 como exemplo por ser o sistema que mais utilizei essa técnica), meus ataques usando apenas uma arma seria +8/+3, usando combater com duas armas e afins para atacar com minha mão esquerda e adicionar mais um ataque ficaria: +6/+6/+3, meu dano seria 1d6 + modificadores que somariam um total de +4. Então deixe separado com o jogador 3d20s de cores diferentes e 3d6s de cores iguais aos dos d20(ou parecidas) eu separo cada dado para ser um ataque, digamos o meu dado azul será meu primeiro ataque (+8 caso ataque só com uma mão ou +6 se utilizar as duas), o amarelo será meu segundo ataque (+3), e meu dado verde será a mão inábil(+6), o mesmo vale para os d6, se eu atacar com uma mão apenas jogo 4 dados, os d20 e d6 azuis e amarelos, somo os modificadores e se pegar utilizo o valor do 6 para meu dano, normal. Pode não parecer muito, mas o fato de lançar todos os dados de uma vez e ter todas as informações separadas de antemão lhe poupa muito tempo quando todos os jogadores o fazem.

09c267add25f0df8597fd8e10fce4417

Eu anoto também as possibilidades de buffs (magias que aumentem meu ataque ou defesa) que um mago do meu grupo possa utilizar sobre mim e deixo logo os valores de ataque, dano e defesa bufados anotados para não perder tempo recalculando nada. Como organizar as tabelas dependem do que pode variar durante o combate, se tem alguma forma de aumentar os pontos de vida, CA, ou qualquer outro valor para outro sistema.

*Isso não funciona no storyteller porque as paradas de dados funcionam de forma um pouco diferente.

2° – O segundo método que recomendo não deixa o jogo mais rápido, na verdade pode deixa-lo mais lento, principalmente no começo, mas depois que o grupo se habituar fica mais rápido. Então sem mais enrolação, largue os dados, esqueça que eles existem, só use o dado quando a situação for realmente uma questão de sorte (estou falando no combate apenas).
– MAS COMO DIABOS VOU JOGAR SEM DADO? TU TA LOUCO?

Samurai Champloo GIF
Calma jovem, dados representar a aleatoriedade possível no jogo certo? Mas se você for pensar bem não tem muita aleatoriedade num combate, na verdade tem, mas não seria mais interessante pôr a prova suas capacidades e não puramente sorte no dado para revelar o resultado de uma batalha?
Funciona assim, prepara uma tabela semelhante a anterior, mas nessa você anota só o seu ataque, e o seu dano máximo, médio e mínimo e possíveis alterações com buffs ou ativação de talentos. Funciona assim, o dado vai se tornar o bom senso, o atacante vai descrever seu ataque e dependendo da forma que esse ataque for anunciado e das defesas do alvo o mestre determina se o ataque vai acertar ou não, levando em consideração o bônus do atacante e a defesa do atacado, ele estipula um número aproximado e diz se o ataque funcionou ou não, o mesmo vale para ação de defesa, se o defensor fizer um movimento insuficiente para se esquivar ou se defender ele perde um modificador na sua defesa assim julgando se o ataque pega ou não (Pra quem achar isso estranho lembre que no D&D a CA tem um modificador de +10 que representa a média do d20 apenas para agilizar o jogo e não se ter quer jogar dado sempre que for atacar e for atacado). Então basta pegar os bônus de ataque e defesa, comparar a sagacidade do ataque e da defesa e decidir quem obteve sucesso e dependendo da profundidade do ataque (dependendo de quão certeiro foi o ataque, maior a diferença entre ataque e defesa) você usa o valor de dano mínimo médio ou máximo.
Quanto a acertos críticos, são basicamente acertos em áreas vitais, então quando a descrição do ataque revelar que foi um ataque em alguma área vital e que não foi apenas de raspão você usa o dano de um crítico.

Sword Art Online GIF

Pode parecer um pouco complicado, mas rapidamente a mesa se acostuma, e com certeza vai transformar combates que seriam 1h de roladas de dados em uma cena épica onde seus jogadores estarão em pé gritando suados pensando em como derrotar o inimigo e que tipos de movimentos devem fazer para conseguir acertar o próximo golpe, assim aprenderam com seus erros e crescerão bastante, não apenas nos atributos da ficha, mas em como agir frente a determinados inimigos.

*Quando os jogadores estão jogando entre si isso pode causar muito discussão na mesa então use apenas com vilões interpretador pelo mestre.

*Tenha em mente que nem todo jogador ou mestre é mente aberta para esse tipo de coisa e não adianta forçar, se sua mesa não tiver um grau de amadurecimento para lidar e aceitar com decisões feitas pelo mestre (ou o mestre não for muito confiável em seu julgamento) não pense duas vezes em abandonar esse método.

Digam o que acharam dessas dicas? São uteis? Pura baboseira? Alguém tem alguma outra dica para acelerar o combate ou torna-lo mais interessante? Não entrei em detalhes sobre magia para não ficar muito extenso, se alguém tiver duvida de como utilizar das magias dessa forma deixa um comentário que eu falo a respeito.
400 de XP, e um bônus de 100 para quem comentar! Até a próxima aventureiros!

Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários
Mais Votados
O mais novo Mais antigo
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gustavo Conopca

Seria possível exemplificar uma cena narrada dessa forma? Achei muito interessante a ideia e queria ter uma noção de como essa dinâmica funcionaria melhor, principalmente quando envolve vários jogadores no combate. Seria legal falar também do que muda na preparação do mestre para os combates.

Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters