Técnicas de narração: Background

E aewww rpgistas de plantão! Nessa sessão vamos falar sobre background, não aquele da área de trabalho, calma… vamos por partes. Bom para começar vamos ao ponto. O que é esse tal de background? Background, é o conjunto das condições, circunstâncias ou antecedentes de uma situação, acontecimento ou fenômeno.

Então o que vem a ser isso numa mesa de rpg? Bom, se é o conjunto de condições, circunstâncias e bla bla bla então nada mais é que a história! A história por traz do herói, do por que um simples camponês abandonou suas terras em busca de aventuras, arriscando sua vida pelo bem dos outros; do vilão, quais motivos levaram o rei a se tornar um tirano maligno obcecado em dominar todo o mundo passando por cima de tudo e todos. Indo dos personagens “menores”, como o eremita bom samaritano que ajuda os jogadores feridos, até os que jogam os dados no mundo, como os deuses surgiram e como isso pode influenciar a vida dos jogadores e que exemplos eles podem dar para guia-los por essa jornada.

Mas não acabou ainda, temos também o background do cenário, de cidades, vilas, florestas, armas, acessórios e por aí vai… como por exemplo a relva das espadas: um campo conhecido por ser um cemitério de espadas devido as grandes guerras ocorridas, até mesmo ganchos para aventuras, como um castelo assombrado por um conde ou algo parecido.

Tá e o que isso vai fazer de diferença na minha campanha? Primeiramente um bom background vai trazer um aumento significativo na imersão dos jogadores (se boiou agora deixa um comentário que faço um post sobre isso), vai trazer vida ao seu mundo, os npcs serão mais reais, os vilões mais convincentes. E isso traz um impacto fortíssimo sobre os jogadores, pois eles criam laços mais facilmente com os personagens e até mesmo com locais, o que pode ser muito interessante durante a campanha.

Vamos tentar ilustrar uma situação:Os jogadores estão numa taverna em Arkadia, cidade natal do guerreiro Bram, onde subitamente uma confusão começa, um pequeno grupo de nobres esta assediando uma das atendentes, o grupo observa mas prefere não interferir para não se envolver em problemas com a nobreza da cidade. Mas espere, aquela não é uma atendente qualquer, é Rose, a pequena ruiva que crescera no mesmo bairro que Bram, a bela ruiva por quem Bram foi apaixonado em sua juventude. Subitamente as lembranças veem à tona, e agora Bram, o que vai fazer?

E quanto mais vividas forem essas experiências, o contato com as pessoas e suas histórias mais peso elas terão nas escolhas de seus jogadores fazendo-os tomar partido, transformando-os em verdadeiros heróis ou vilões.

Outro ponto importante é ter em vista que da mesma forma que eventos passados transformaram seu cenário e seus npcs os eventos ocorridos durando o jogo também o fazem, então uma boa dica é tomar nota de por onde os jogadores passaram o que realizaram, a quem salvaram, ou encorajaram e as consequências disso quando eles voltarem, as mudanças nas cidades após os heróis tirarem um tirano do poder, e as transformações feitas pelos próprios npcs. Como um necromante que escapou dos pjs e resolveu tramar sua vingança tomando um vilarejo como refém para seus experimentos.

Então encerrando essa sessão fiquem atentos as histórias e suas consequências, em outras sessões falaremos em detalhes sobre background dos jogadores (como explorar a história dos pjs para criar uma campanha) e de vilões (ou não tão vilões assim, após descobrirem a sua história).

Espero que ajude alguns mestres no caminho de criar histórias e divertir seus jogadores, e quem sabe ensinar uma lição ou outra sobre a vida.Não esqueça de deixar um comentário e compartilhar com sua mesa! Por hoje é só, até a próxima!

Ah! ia esquecendo, 1000 de xp!

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gerador de nomes para: Personagens NPCs Tavernas Cidades Florestas
Assine nossa Newsletter para receber um resumo mensal do que rolou por aqui, promoções exclusivas e muito mais!
Banner: Home to Incredible Indies - Available Now @ DriveThruRPG.com
Generic filters